Rico em antioxidantes e nutrientes, o chá verde têm efeitos poderosos sobre o corpo. Melhorar a função cerebral, auxiliar na perda de gordura e diminuir o risco de câncer são alguns de seus benefícios mais conhecidos. Ainda assim, é necessário consumir com moderação.
Por que o chá verde?
Nativo da China e da Índia, esse chá é consumido e aclamado por seus benefícios à saúde há séculos. Recentemente, ganhou popularidade em outras partes do mundo. Vale saber que o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo – perde apenas para a água. Mas, segundo artigo da revista Today’s Dietitian, apenas 20% é verde, contra 78% do chá preto. Que tal mudar?
A razão pela qual o chá verde pode ser considerado mais benéfico que o chá preto é o seu processamento, que não exige que aconteça a fermentação. – ambos são feitos a partir da planta Camellia sinensis.
Parece um detalhe, mas não é. Justamente por causa dele, o verde é capaz de manter sua quantidade máxima de antioxidantes e polifenóis, substâncias responsáveis por inúmeros benefícios.
Historicamente, ele é usado nas medicinas tradicionais chinesa e indiana para controlar sangramento, cicatrização de feridas, digestão, regulação da temperatura e melhor da saúde cardíaca e mental.
Possíveis benefícios à saúde
A popularidade desse chá despertou a curiosidade de cientistas. Algumas pesquisas acabaram por comprovar seus benefícios para a saúde. Confira:
Câncer
De acordo com o National Cancer Institute, dos Estados Unidos, os polifenóis do chá podem diminuir o crescimento de tumores e proteger contra danos causados pela radiação ultravioleta. Eles também observaram que, em países nos quais o consumo é alto, as taxas de câncer tendem a ser menores.
Doença cardíaca
Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association concluiu que o consumo do chá está associado à redução da mortalidade por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares.
O estudo acompanhou mais de 40 mil participantes japoneses entre 40 e 79 anos por um período 11 anos, a partir de 1994. Eles atribuíram esse efeito às catequinas, compostos que possuem capacidade de proteção, particularmente sobre o sistema cardiovascular.
Colesterol
Uma análise de estudos publicados no Journal of American Dietetic Association mostrou que o consumo desse chá está ligado a reduções significativas no total de LDL, o chamado colesterol ruim.
Doenças inflamatórias da pele
Um estudo publicado na revista Experimental Dermatology concluiu que esse chá é capaz de ser um novo tratamento para doenças de pele, como psoríase e caspa. Foi estudado um modelo animal para doenças inflamatórias da pele, caracterizada por manchas de pele seca, vermelha e escamosa, causadas pela inflamação e produção excessiva de células da pele.
Os tratados com chá verde mostraram crescimento mais lento das células e a presença de um gene que regula o ciclo de vida das células.
E você, costuma tomar o chá verde? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!