Seus filhos têm dormido o suficiente todas as noites ou você vive brigando com eles para fazê-los ir para a cama no horário certo? Saiba mais sobre os problemas gerados quando seu filho vai dormir tarde:
Que dormir é fundamental para a saúde física e mental de pessoas de todas as idades todo mundo sabe, entretanto, a fase da adolescência é um período em que o seu filho passa por diversas transformações tanto físicas quanto hormonais. Uma dessas mudanças é dormir mais tarde à noite.
Você já percebeu que na adolescência seu filho dorme mais tarde e em contrapartida ele tem muita dificuldade para acordar cedo no outro dia? Pois bem, de acordo com os especialistas, este é um comportamento normal, afinal, o adolescente tem mais necessidade de sono do que um adulto. Pesquisas apontam que enquanto uma adulto precisa de 8 horas de sono por noite, um adolescente precisa de nove horas e meia devido à fase da puberdade.
Mudanças hormonais na adolescência
De acordo com o Dr. Carlos Alberto Landi, hebiatra do Departamento da Adolescência da Sociedade de Pediatria de São Paulo, existem dois hormônios do sono (cortisol e melatonina) que passam a funcionar de maneira diferente na adolescência.
Normalmente, o cortisol que age como uma substância de alerta para manter as atividades durante o dia é liberado de manhã. Já a melatonina que é responsável por preparar o organismo para o sono é liberda à noite. Na adolescência, esse hormônios são liberados mais tarde, é por esse motivo que o adolescente leva mais tempo para acordar, sente muito sono e passa a ter sono mais tarde.
Consequências de dormir tarde na adolescência
Dormir tarde pode representar um problema para os adolescentes, pois, muitos precisam acordar cedo no dia seguinte e uma noite mal dormida pode trazer diversas consequências para as funções cognitivas de cada um.
Um adolescente que dorme mal pode encontrar problemas de concentração nas aulas, dificuldades para memorizar o conteúdo dado em sala de aula. Além disso, ele também pode apresentar problemas afetivos e sociais, devido ao mau humor e irritação gerados pelo sono.
O que fazer para os seus filhos dormirem mais cedo?
Pedir para que os seus filhos durmam cedo pode não funcionar tão bem se eles já estão acostumados a dormir tarde. Segundo especialistas, o ideal é tentar fazê-los desenvolver hábitos diários para melhorar a qualidade do sono, por exemplo, atividades físicas devem ser praticadas antes das 17h, para impedir que alguns hormônios como a adrenalina sejam liberados e atrapalhem o sono.
Outra medida para evitar que seu filho vá dormir tarde é desligar todos os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir pra cama, pois, eles retardam a liberação da melatonina e deixar seu filho sem sono. Nós sabemos que em plena era da tecnologia, onde computadores, smartphones e tabletes são ferramentas indispensáveis para a maioria dos adolescentes, então, provavelmente você terá dificuldades para manter seu filho distante desses aparelhos, porém, talvez você consiga encontrar alguma maneira. Uma dica é sugerir que ele faça outra coisa como ler um livro, por exemplo.
Se o seu filho costuma dormir a tarde, talvez seja a hora de eliminar este hábito da vida dele. Dormir durante o dia pode tirar o sono dele a noite e fazer com que ele vá dormir tarde. Desta forma, é fundamental determinar um horário de sono e respeitá-lo todos os dias.
Saiba mais:
5 Sinais que seu adolescente precisa de tratamentos psicológicos
Como tirar o sono durante o dia
Como definir limites e o horário de chegar em casa para adolescentes