Sabe aquela dor no ombro que você não sabe porque acontece?
Nós pesquisamos e vamos explicar para você as causas. Saiba mais:
Qualquer pessoa pode sentir dor no ombro ou no braço esquerdo, porém, existem alguns fatores e condições médicas que favorecem o seu risco. Iremos detalhar cada uma delas abaixo:
Complicações nos ossos
Algumas pessoas com desordens ósseas têm mais possibilidade de desenvolver este tipo de dor. Entre os problemas mais comuns, podemos citar a inflamação nas articulações que são causadas pela artrite (diminuição das articulações que causa a perda de cartilagem); por espondilite anquilosante (forma de artrite muito dolorosa); e pela bursite (causada pela inflamação de uma bolsa de líquido, encontrada entre o tendão e o osso).
Outra condição que pode causar dor no ombro é a necrose avascular, que ocorre quando o tecido ósseo morre por falta de suprimento sanguíneo.
Condições médicas
Infecções – As infecções causadas por vírus e bactérias aumentam as possibilidades de a pessoa sentir este tipo de dor. As mais comuns são a Sepse (provocada por bactérias do tipo estafilococos na corrente sanguínea), e a neuralgia pós-herpética (lesão causada após o tratamento da herpes-zóster).
Como agir em caso de dor no ombro
Uma maneira de aliviar a dor é colocar gelo sobre o ombro. Para isso, envolva algumas pedras com um pano e aplique sobre a parte dolorida por cerca de 15 minutos. Você pode repetir este procedimento de 3 à 4 vezes por dia durante 3 dias. Medicamentos como Paracetamol e Ibuprofeno também ajudam a reduzir dores e o inchaços.
É importante evitar carregar pesos e fazer outros esforços que possam aumentar o incômodo. O ideal é manter o ombro em repouso durante alguns dias até que a dor diminua.
Atenção aos sintomas como sudorese, falta de ar e tontura. Quando a dor é muito forte e vem acompanhada destes sintomas, ela pode representar um sinal de ataque cardíaco. Portanto, neste tipo de situação, é preciso ligar para a emergência imediatamente para receber atendimento médico o mais rápido possível.
Outros sintomas que também merecem atenção são: vermelhidão e inchaço no local, febre ou impossibilidade de movimentar a articulação.
Procure ajuda médica se você já seguiu todos os passos e mesmo assim a dor persiste por pelo menos mais de uma semana.
Como prevenir a dor no ombro
Nem sempre é possível saber quando ela vai aparecer, por isso, a melhor coisa é tentar prevení-la com algumas atitudes simples:
– Consulte um fisioterapeuta para saber quais são os exercícios adequados para fortalecer os tendões e músculos do ombro.
– Depois de praticar atividade física, aplique gelo no ombro e tome um analgésico ou antitérmico.
– Caso você esteja fazendo tratamento para tendinite, é importante continuar a fazer exercícios que ajudem a evitar o ombro congelado.
Confira abaixo alguns exercícios para dor no ombro:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Saiba um pouco mais sobre a Artrite Reumatoide
Artrite é doença de gente velha?
Tendinite: o que é e como tratar
Dor muscular tardia: será que você sofre disso?
Fisioterapia para distúrbios de tontura e equilíbrio