O tomate, alimento que compõe receitas de molhos, saladas, sopas e muitos outros pratos, possui uma composição nutritiva que faz muito bem para a saúde. Os benefícios do tomate são muitos, e de acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard nos Estados Unidos e cientistas da Universidade Nacional em Taiwan, o consumo regular do tomate protege a saúde.
Ele está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Os benefícios do tomate simplesmente não acabam, ele também é muito benéfico para a atividade cerebral.
Conheça os benefícios do tomate
Segundo a nutricionista e consultora do Grupo NK, Fátima Miqueli, o fruto é rico em licopeno, um carotenóide que proporciona a coloração vermelha e que também é a substância antioxidante que retarda o envelhecimento do organismo, protege o sistema cardiovascular, combate os sistemas radicais livres e contribui para proteger o organismo contra alguns tipos de câncer.
Os benefícios do tomate não param por aí! Além de tudo isso, ele é rico em vitaminas C, vitamina A e B9, sais minerais como por exemplo, o cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Segundo a especialista, estes são nutrientes que contribuem para um melhor desenvolvimento dos dentes, ossos e músculos e também trabalham para proteger o sistema imunológico.
Para as pessoas que se preocupam com o controle do peso, um dos melhores benefícios do tomate é sem dúvidas o seu valor calórico que é extremamente baixo.
Como escolher o tomate?
Existem diversos tipos diferentes de tomates, apesar de suas características nutricionais serem semelhantes. Eles podem apresentar diferenças na aparência e tamanho e até mesmo no sabor. Veja só:
Tomate italiano: formato oval, pouca semente e polpa adocicada.
Tomate Débora: tomate comum, extremidades suavemente achatadas, bastante água e semente.
Tomate caqui: formato grande, textura firme e não adocicado.
Tomate holandês: baixa acidez, razão por ser principalmente utilizado em saladas.
Tomate cereja: formato pequeno, adocicado e com baixa acidez.
Como higienizar o tomate?
Para desfrutar de todos os benefícios do tomate, é importante saber como higienizá-lo antes de seu consumo.
De acordo com a nutricionista, as pessoas que gostam de consumir o tomate cru devem lavá-lo bem em água corrente e deixar de molho em um litro de água filtrada com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio, por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, é só enxaguar com água filtrada. “Esse procedimento somente higieniza a casca, o que não elimina os vestígios de defensivos agrícolas” , afirma a especialista Fátima.
Saiba mais:
Receitas de canapés: Veja essa deliciosa receita de como fazer canapé de tomate seco e tofu
Você conhece todos os benefícios do tomate? Pois saiba que ele retarda até o envelhecimento
Como retardar o envelhecimento com o seu próprio sangue
Sais minerais e vitaminas aumentam a expectativa de vida dos idosos e diminuem o risco de doenças
Como retardar o envelhecimento com exercício