O envelhecimento faz parte da vida e, com ele, o corpo passa a perder progressivamente algumas aptidões funcionais do organismo. O problema, com frequência, leva o idoso ao sedentarismo e o enfrentamento desta condição passa por atividades físicas que beneficiem a sua saúde, como é o caso da hidroginástica para idosos.
Hidroginástica para idosos enfrenta sedentarismo
Um idoso sedentário coloca a sua qualidade de vida em risco e pode acabar isolado, já que deslocar-se fica a cada dia mais difícil. Evidências científicas indicam benefícios da prática de atividade física na terceira idade, com resultados que focam na melhora da mobilidade, saúde física e mental. Uma alternativa que atende bem estas demandas é justamente a hidroginástica para idosos, que pode levá-los a um estilo de vida mais ativo e saudável.
Entenda a hidroginástica para idosos
Este tipo de atividade física é indicado principalmente para quem sofre com condições relacionadas com a idade, como a artrite, a osteoporose, ou os problemas nas articulações e que devem evitar os exercícios regulares.
A hidroginástica para idosos permite um exercício de baixo impacto, não prejudicando as articulações e os ossos. Na água, é possível ter mais dinamismo na realização das atividades, além de proporcionar um melhor equilíbrio.
A força da água sobre o corpo pode ajudar o idoso a manter o seu equilíbrio. A diferença da hidroginástica para idosos de outros tipos de exercícios feitos no solo são identificadas através da física, já que ela é feita contra a força da água, usando-a como sobrecarga.
Por exemplo, a densidade da água é muito maior do que a do ar, por isso, uma caminhada na água, por exemplo, necessita de uma resistência superior do que no solo, necessitando de um maior gasto calórico.
Através da flutuabilidade, a atividade provoca alterações no peso dentro da água e, assim, as aulas de hidroginástica para idosos apresentam pouco impacto nas articulações – cerca de 50% se comparado a exercícios feitos no solo. Também, a pressão que a água exerce no corpo, provoca diversas alterações fisiológicas, como redução da frequência cardíaca e arterial.
Interação social na hidroginástica para idosos
A hidroginástica para idosos, além de ajudar na saúde, provoca uma maior interação social. As aulas, sempre realizadas em turma, fazem com que os idosos possam conhecer e conversar com outras pessoas, afastando qualquer tipo de isolamento.
Um estudo publicado no Journal of Health and Social Behavior revelou que adultos mais velhos socialmente ativos desenvolvem limitações físicas e cognitivas mais lentamente do que outros com baixo engajamento social. Por isso, a hidroginástica para idosos se torna uma importante ferramenta de interação social, visando a melhora da qualidade de vida.
Benefícios da hidroginástica para idosos
Os benefícios da hidroginástica para idosos são muitos. Entre eles, se destacam regular e melhorar a força e massa muscular e também a flexibilidade, melhor circulação e redução do peso. Confira outros fatores benéficos que a hidroginástica pode proporcionar:
– Desintoxicação das vias respiratórias;
– Aumento da agilidade;
– Melhora da autoestima, socialização e reintegração;
– Regulação do sono;
– Sensação de relaxamento após a aula.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde
Idosos que comem peixes têm maior expectativa de vida, afirmam cientistas americanos
Vitamina D e agilidade mental: conheça os alimentos melhoram o raciocínio dos idosos
7 Alimentos que não podem faltar na dieta dos idosos
Cuidados que os idosos devem tomar com os remédios
Os benefícios da hidroginástica para idosos
8 Dicas de maquiagem para idosos