Quando chegamos em casa, depois de um dia de trabalho, a nossa primeira reação é tirar os sapatos, o que sempre traz uma sensação de alívio muito grande. No entanto, este talvez não seja o único motivo: os adeptos da reflexologia podal acreditam que, em nossos pés, existem alguns pontos específicos que causam um reflexo em outras áreas do nosso corpo.
Reflexologia podal: dos pés ao corpo
Seguindo a lógica da reflexologia podal e da influência dos pés sobre o corpo, quando eles estão descalços e mais relaxados, nosso corpo provavelmente também está.
Como funciona a reflexologia podal
A reflexologia podal é uma terapia que se baseia exatamente nesta influência dos pés sobre o corpo e busca, através do estímulo de pontos de reflexo, estabelecer um melhor funcionamento do corpo como um todo.
A reflexologia podal não é uma massagem tradicional e os resultados são vistos além do relaxamento ou da sensação de bem-estar. Isso porque as terminações nervosas nas extremidades dos pés possuem um “mapa” do resto do corpo. Por exemplo, a base do dedo mínimo representa a orelha.
Aplicando uma leve pressão nestes pontos reflexos, através das técnicas da reflexologia podal, são promovidos outros benefícios ao corpo, como o relaxamento das tensões, melhora da circulação e um melhor funcionamento das funções do corpo como um todo.
Efeitos da terapia de reflexologia podal no corpo
Em termos gerais, a reflexologia podal tem a intenção de reduzir o estresse e ajudar o corpo a atingir um estado de profundo relaxamento e homeostase – condição de estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente.
No entanto, estudos de eficácia são poucos, mas alguns pesquisadores da Peninsula Medical School, em Exeter, no Reino Unido, concluíram que a reflexologia podal é um tratamento eficaz para qualquer condição médica.
Mesmo não possuindo muitas pesquisas científicas sobre a eficácia da reflexologia podal como uma alternativa de cura, é garantido que, no mínimo, através da massagem nos pés, é possível proporcionar uma experiência agradável e relaxante para a maioria das pessoas, podendo promover o alívio do estresse e dar uma sensação de bem-estar, da mesma forma que qualquer outra forma de massagem.
Além disso, esta terapia de reflexologia podal pode ser um tratamento complementar especialmente útil para a neuropatia das pernas, pés e dedos dos pés.
Como é uma sessão de reflexologia podal
Uma sessão de reflexologia podal demora de 30 a 60 minutos. Durante a sessão, sapatos e meias são retirados. A massagem é feita com o receptor sentado ou deitado confortavelmente. Alguns reflexologistas oferecem um banho nos pés no início da sessão, no entanto, durante a sessão não são utilizadas loções.
Através da pressão feita pelo terapeuta em alguns pontos dos pés, tanto o cérebro quanto o sistema nervoso buscam corrigir qualquer disfunção. São indicadas pelo menos 10 sessões de reflexologia podal para ter resultados mais definitivos. Diversas clínicas e SPAs oferecem esta terapia, então, procure buscar um profissional especializado.
Outros benefícios da reflexologia podal
– Estimula o sistema imunológico;
– Faz com que o próprio corpo elimine as toxinas existentes;
– Alivia dores;
– Promove uma melhora na circulação sanguínea;
– Melhora a qualidade do sono;
– Propicia o bem-estar físico e mental.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente
Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?
Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar
Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde
Como tomar sol no verão sem estragar a pele