Relativamente comum, a abdominoplastia é uma cirurgia plástica que se destina a remover a gordura localizada no abdômen inferior. Em razão das características do procedimento, é comum futuras mamães se questionarem se abdominoplastia e gravidez combinam ou se ela é contraindicada nesta fase.
Relação entre abdominoplastia e gravidez
Abdominoplastia e gravidez têm tudo a ver. A cirurgia é preferencialmente aconselhada após o parto, especialmente quando a mulher decide que não quer mais filhos. Isto ocorre porque, durante a gestação, a pele da barriga estica muito e os resultados alcançados na abdominoplastia seriam perdidos.
No entanto, não há contraindicação entre a abdominoplastia e gravidez mesmo no caso de uma paciente que queira engravidar novamente após procedimento. Se for este o seu caso, busque informações quanto à relação entre abdominoplastia e gravidez, estando ciente de que será preciso adotar alguns cuidados antes de dar início à sua nova gestação.
A informação mais importante a saber sobre abdominoplastia e gravidez é que a futura mamãe só poderá engravidar depois de um ano da realização da cirurgia, devendo ter o cuidado de não engordar muito durante a gestação.
Para auxiliar neste processo, a mulher deverá usar diariamente uma boa quantidade de óleos e cremes hidratantes na barriga e nos seios, para minimizar as chances de flacidez e estrias, visto que a cirurgia plástica também consegue eliminar as estrias da região lateral ou da região superior ao umbigo.
Mais sobre abdominoplastia e gravidez
Ainda para entender tudo o que cerca a abdominoplastia e gravidez, é importante ressaltar que o fato de se fazer uma abdominoplastia não impede a gravidez, pois não altera o funcionamento dos órgãos reprodutores. Além disto, a pele, por mais esticada que esteja, continua mantendo a sua capacidade de esticar.
Contudo, o risco de desenvolver estrias neste período de gestação é um pouco mais elevado. Em virtude disto, o ideal é tomar banhos rápidos com água morna e nunca muito quente, beber bastante água e usar sempre um bom hidratante, principalmente na barriga, costas e mamas, pois, assim, as fibras ficam mais elásticas e não se rompem, evitando as indesejáveis estrias.
Recomendações pós-abdominoplastia
A abdominoplastia é normalmente recomendada após um emagrecimento abrupto com consequente evidência de excesso de pele e tecido adiposo abdominal, o que costuma ocorrer depois de uma cirurgia de redução de estômago, por exemplo.
O pós-operatório da abdominoplastia é um período que exige muitos cuidados especiais na região operada. A paciente deve ter atenção ao se alimentar, durante a higiene e ao fazer o curativo.
Além disto, tem que seguir corretamente as orientações médicas sobre a postura mais adequada para sua recuperação e os cuidados a serem adotados na hora de se deitar na cama. Durante este período, também deverá tomar analgésicos, antibióticos e anticoagulantes, que se aplicam à maioria dos casos de cirurgia de abdominoplastia.
De forma geral, a paciente terá que evitar esforços físicos e manter uma postura curvada durante os primeiros 15 dias após a cirurgia. Somente depois de 30 dias do pós-operatório é que a mulher poderá retomar suas atividades normais, ainda evitando esforços físicos em excesso.
O resultado da abdominoplastia já pode ser visto logo após o procedimento cirúrgico. Entretanto, o resultado final só poderá ser observado depois de alguns meses da cirurgia. Caso a mulher não engravide ou sofra alterações de peso, o resultado estético é bastante duradouro.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Complicações da abdominoplastia. Saiba o que fazer para evitar problemas
Mini-abdominoplastia: conheça a cirurgia para a região abaixo do umbigo
Não invente desculpas! Veja os 10 melhores exercícios para se exercitar durante a gravidez
Cuidados após a cirurgia plástica: siga à risca as recomendações médicas
As vantagens de fazer cirurgia plástica no inverno