[the_ad_group id="16401"]
Relacionamento

Confira 10 mandamentos para fazer o seu relacionamento durar

Por Redação Doutíssima 23/04/2013

O início de um relacionamento é emocionante, arriscado e até mesmo um pouco assustador. No entanto, ele pode se modificar com o passar do tempo, e para alguns casais essa mudança não é positiva. Com a agenda lotada no dia a dia e o pouco empenho dedicado à relação, muitas vezes o fim é inevitável.

 

Relacionamento no Brasil

Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 o país registrou 324,9 mil divórcios. Do outro lado do mundo, um relatório do Ministério de Assuntos Civis da China revela que o país deve 3,64 milhões de divórcios em 2014.

relacionamento

Para preservar uma relação ao longo dos anos, o amor é só um dos ingredientes essenciais. Foto: iStock

Qual é a fórmula para manter um namoro ou casamento a longo prazo? Acredite, o amor é apenas um dos ingredientes necessários. Existem outros segredos que precisam ser cultivados sempre.

 

Mandamentos para um relacionamento duradouro

1. Comunicação

relacionamento

Para que uma relação seja preservada com o passar do tempo, a comunicação é essencial. Foto: Shutterstock

Você já ouviu isso milhares de vezes, mas a boa comunicação é a base para todo o resto. Se você não pode se comunicar – porque tem medo do confronto ou de ferir os sentimentos da outra pessoa -, os problemas nunca serão resolvidos e suas necessidades nunca serão conhecidas.

 

2. Acentuar o positivo

relacionamento

Fazer elogios e evitar críticas desnecessários são atitudes importantes para a relação. Foto: Shutterstock

Outro ponto que merece atenção é a quantidade de críticas que você faz ao seu parceiro ou à parceira. Você só vê o que ele ou ela faz de errado? É melhor parar com isso. Lembre-se: elogiar não custa nada.

 

3. Seu relacionamento deve ser prioridade

relacionamento

É essencial reservar um tempo para ficar junto com o parceiro na correria do dia a dia. Foto: Shutterstock

Muitos casais possuem prioridades como crianças, assistir todos os jogos de futebol que passam na TV ou gastar todo fim de semana envolvido com os parentes. E quando você tira um tempo para você e seu amor? Coloque um tempo juntos como uma prioridade.

 

4. Não se compare com os outros

relacionamento

Cada casal é único, por isso comparar diversas relações não é uma atitude benéfica. Foto: Shutterstock

Não importa se sua amiga ficou noiva depois de seis meses de namoro ou se o seu colega de trabalho já tem filhos com apenas um mês de casamento. Você e seu parceiro compõem um casal único.

 

5. Sejam amigos

relacionamento

Por mais que estejam juntos há muito tempo, seja uma grande amiga do seu parceiro. Foto: Shutterstock

Amizade é realmente importante e uma parte essencial de um relacionamento bem-sucedido. Saiam, conversem e compartilhem histórias. Ser amigos significa respeitar um ao outro e não falar mal pelas costas.

 

6. Seja gentil

relacionamento

Atitudes gentis e carinhosas são significativas para manter uma relação ao longo dos anos. Foto: Shutterstock

Seu relacionamento depois de 10 anos não será exatamente o mesmo que era quando vocês começaram a namorar, mas os parceiros devem sempre ser gentis um com o outro. Pequenos gestos já somam.

Se nos primeiros meses um bilhetinho mostrava o amor de um pelo outro, alguns anos depois se oferecer para ir ao supermercado porqu
e o outro não gosta é bastante significativo.

 

7. Perdoe

relacionamento

O perdão é um fator importante para manter uma relação sólida com o passar dos anos. Foto: Shutterstock

Quando podemos olhar para nosso amado ou amada com uma expressão genuína de desculpas e perdão, isso constrói uma base sólida de segurança, confiança, compreensão e resiliência.

 

8. Viva e aprenda

relacionamento

Os diversos problemas vivenciados em uma relação podem ajudar no crescimento pessoal. Foto: Shutterstock

Uma parceria saudável oferece um espelho para o crescimento pessoal. Quando vocês enfrentam fases difíceis, é possível aprender juntos alguma coisa. Cada “problema” percebido é uma oportunidade maravilhosa para a descoberta e o avanço.

 

9. Comemore datas importantes

relacionamento

Um segredo para preservar a relação é não deixar as datas especiais sem comemoração. Foto: Shutterstock

Crie um ritual para uma data especial. Não importa se for o primeiro beijo, a primeira noite ou o aniversário de casamento. Tenha um momento reservado para lembrar do início e reacender a paixão.

 

10. Concentre-se em você

relacionamento

Reservar um tempo para você é essencial para preservar o aspecto emocional da relação. Foto: Shutterstock

Concentrar-se em você para implementação de todos os itens acima é essencial. Fazendo isso, você não só irá evitar o acúmulo de ressentimento, mas também irá alterar o clima emocional do relacionamento para a melhor.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]