Cabelos > Clínica Geral

Calvície feminina: conheça as causas da perda do cabelo

Por Redação Doutíssima 19/06/2013

Estar com os cabelos em dia é fator primordial para a autoestima da maioria das mulheres. É por isso que a calvície feminina é motivo de incômodo entre elas. Afinal, a perda progressiva e gradual dos fios traz danos estéticos. Para poder tratar o problema e manter as madeixas em dia, é importante conhecer suas causas e tratamentos.

calvície feminina-doutissima-shutterstock

Na maioria das vezes, a perda de fios ocorre no topo da cabeça. Foto: Shutterstock

Saiba o que é calvície feminina

A calvície ou alopécia androgênica atinge principalmente os homens, já que está relacionada à testosterona, hormônio masculino. Entretanto, as mulheres não estão livres do problema.

A calvície feminina consiste em uma rarefação aguda dos fios que ocorre no topo da cabeça. De maneira gradual, as mulheres perdem os cabelos, à medida em que as madeixas ficam mais finas e com tamanho reduzido. A consequência disso é que o couro cabeludo se torna cada vez mais visível.

Geralmente, o problema se manifesta no final da adolescência, por volta dos 20 anos, e próximo à menopausa – fases da vida em que o corpo da mulher passa por oscilações hormonais. É incomum que as mulheres fiquem carecas – embora isso seja possível em quadros intensos e principalmente entre pessoas com idade avançada.

Diferentes fatores podem desencadear o quadro . Apesar disso, uma das causas mais frequentes consiste no fator hereditário. O gene da doença pode ser proveniente tanto do pai quanto da mãe. Alterações hormonais, como ovários policísticos e problemas de tireoide, anemia e inflamação no couro cabeludo também são causas.

Mas calvície feminina não é o mesmo que perda excessiva de cabelos, que ocorre devido a diferentes fatores. No primeiro caso, a mulher não vê os fios caindo e a rarefação ocorre de forma progressiva. Já quando o problema é queda excessiva, ela consegue observar diversos fios caídos em locais como fronhas de travesseiro, chuveiro e até mesmo no chão.

Por isso, é necessário diferenciar cada um. Para o diagnóstico correto, a consulta a um especialista é imprescindível. Por meio de exames de sangue e, dependendo da intensidade da calvície, biópsia do couro cabeludo, é possível diagnosticar o problema.

Tratamentos para calvície feminina

As chances de reverter o quadro ocorrem principalmente quando o tratamento é feito no estágio inicial. Para cada tipo de calvície feminina, há uma forma mais indicada de tratamento.

Via oral

O uso de medicamentos via oral pode ser eficaz, dependendo do caso. Os suplementos nutricionistas específicos para os cabelos e os bloqueadores enzimáticos são opções. Antes de recorrer ao tratamento, é essencial ter a prescrição de um médico.

Aplicação no couro cabeludo

Outro método utilizado consiste na aplicação de fatores de crescimento no couro cabeludo, geralmente os peptídeos. Isso pode ser feito tanto de forma evasiva, com uso tópico, ou invasiva, a partir de injeções no local. O tratamento estimula o crescimento de fios novos e combate a queda.

Laser

O laser estimula o crescimento dos fios por meio da emissão de feixes de luz. O equipamento age na circulação sanguínea da área onde estão os folículos e atua como antiinflamatório.

Micropigmentação capilar

Esse método camufla a calvície, pois são aplicados pigmentos específicos no couro cabeludo que escurecem a região, criando uma ilusão de cabelos. O aspecto final é natural e definitivo.

Transplante

Apesar de não ser a primeira alternativa utilizada, o transplante pode ser necessário quando os outros tratamentos não dão resultado. Nesse caso, são removidos fios de uma região do couro cabeludo (em geral, acima da nuca), que são transplantados para a área calva. Os fios realocados crescem naturalmente e é comum que o procedimento não deixe cicatriz.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!