Especialidades

Conheça as indicações e riscos da cirurgia para varicocele

Por Redação Doutíssima 06/07/2014

A cirurgia para varicocele é a técnica de escolha médica para o tratamento dessa doença, que é caracterizada pela presença de varizes nos testículos. A intervenção é realizada em hospital sob anestesia geral ou raquiniana e dura, em média, duas horas. As incisões são pequenas e próximas à pube e a alta hospitalar ocorre entre 12 a 24 horas depois.

Recuperação da cirurgia para varicocele

Durante a cirurgia para varicocele, as veias dilatadas são ligadas e não retiradas. A recuperação prevista é de dois a três dias para que o homem possa retornar às atividades. O trabalho pode ser retomado desde que seja sentado e chega a sete dias para as atividades que exigirem maior movimentação. Exercícios físicos poderão ser feitos somente 30 dias após a intervenção.

Mesmo após cirurgia, 30% dos homens não obtêm a alteração positiva do sêmen. Foto: Shutterstock

Mesmo após cirurgia, 30% dos homens não obtêm a alteração positiva do sêmen. Foto: Shutterstock

Resultados da cirurgia para varicocele

Para se verificar os resultados, há uma espera que varia entre 6 e 18 meses, uma vez que os primeiros exames não costumam demonstrar com certeza se há melhora significativa. Diante disso, é recomendado se aguardar esse período de tempo para concluir se houve ou não sucesso na cirurgia para varicocele.

É preciso, ainda, estar ciente de que nem sempre ocorre uma melhora na qualidade do sêmen, mesmo que o procedimento seja bem indicado e tenha sido feito com correção. Conforme especialistas, 30% desses homens não obtêm resultado positivo com a alteração do sêmen, de sua concentração, propriedade de movimentação (motilidade) ou morfologia

Esse é um dos motivos pelos quais a indicação de cirurgia para varicocele deve ser bem avaliada e se adequar à perspectiva do casal. Devem ser analisados a vontade do homem em se submeter à cirurgia, partindo pela espera da recuperação pós-operatória e, concluindo, as reais chances de sucesso.

Cirurgia para varicocele de grau III

Não se deve indicar cirurgia para varicocele quando a doença atinge o chamado grau III, a não ser que cause infertilidade ou que existam atrofias testiculares.

Existem também algumas outras situações em que a intervenção não será eficaz. Entre elas estão os casos em que a mulher possui problemas tubários, por exemplo, os quais, por si só, impedem a gravidez e não há chance alguma de gestação.

Se a fertilização in vitro for indicada por problemas da mulher, a cirurgia para varicocele não irá aumentar a chance de sucesso de gestação para o casal. Mulheres que estão com idade próxima dos 40 anos têm, a cada ano, chances de engravidar diminuídas.

As vantagens da cirurgia para varicocele, nesses casos, normalmente não compensam o tempo de espera e a consequente redução da fertilidade feminina.

Varicocele x infertilidade

Considerada a principal causa de subfertilidade masculina, a varicocele ainda apresenta dados contraditórios quanto aos estudos científicos sobre a fertilidade do homem.

O tratamento de cirurgia para varicocele, a inseminação intra-uterina, e a fertilização in vitro são opções no tratamento dos casais, cujo homem seja portador da doença.

A escolha vai se basear em fatores como a idade da mulher, o grau de alteração da produção espermática e o tempo de subfertilidade. Sempre procure um médico especialista para ter o melhor diagnóstico do problema, bem como todas as informações que necessita pra os eu caso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Infertilidade masculina: mitos e verdades

5 coisas que acabam com a libido do casal

10 surpreendentes benefícios do sexo para a saúde

Quais são os melhores exercícios para a gravidez

Conheça as leis sobre sexo mais incomuns do mundo

A dieta pode afetar o sexo do bebê?

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?