Um artigo científico recentemente publicado coloca em questão um antigo tratamento para colesterol alto com a pergunta: O tratamento à base de estatinas poderia provocar câncer? De acordo com Michel de Lorgeril, autor da pesquisa, o uso de estatinas como fator combatente do colesterol ruim pode aumentar, realmente, os riscos de câncer. Porém, Lorgeril ainda não descobriu as causas do aumento deste risco. Lorgeril explica que as estatinas são substâncias extremamente nocivas aos músculos do corpo humano, podendo provocar cânceres e gerando resultados preocupantes em testes de inteligência realizados. O autor deste estudo confirma que, por um lado, as estatinas podem ser usadas para evitar que um paciente tenha riscos elevados de sofrer um infarto aos setenta anos de idade. Mas por outro, estas substâncias são responsáveis por aumentar consideravelmente as chances dele desenvolver algum tipo de câncer antes dos cinquenta ou cinquenta e cinco anos de idade.
Desde que este estudo foi lançado, diversos cientistas publicaram pesquisas relacionadas às estatinas. Entre elas, uma das mais recentes pesquisas realizadas nos Estados Unidos aponta que as estatinas possuem aproximadamente 1% de chances de provocar cânceres. Por este motivo, foi concluído que as estatinas não são diretamente responsáveis pelo aparecimento da doença.
Na realização desta pesquisa realizada nos Estados Unidos, os dados de cerca de 11 milhões de pacientes em tratamento médico foram analisados, num período de 19 anos – de 1990 a 2009. Os resultados da pesquisa foram publicadas no Journal of the American College of Cardiology.
De qualquer forma, é sempre ideal garantir que o seu colesterol bom apresente altos níveis, e que o ruim apresente baixos.
Veja quais são os alimentos indicados para evitar o colesterol alto:
- leite e iogurtes desnatados
- queijos brancos e light
- carnes magras, grelhadas ou cozidas
- muitas frutas e sucos de frutas naturais
- legumes e hortaliças
Veja quais são os alimentos que contribuem com o colesterol alto:
- alimentos gordurosos
- frios (mortadela, salame, presunto)
- queijos amarelos (como catupiri, cheddar e muzarela)
- todo e qualquer alimento frito
- alimentos contendo gordura trans
- doces em geral
Para baixar o colesterol alto de forma rápida, é sempre indicado a prática de exercícios físicos regularmente. O ideal é realizar caminhadas, mas você pode escolher a atividade física de sua preferência. Ela deve ser realizada durante 1 hora, e no mínimo 3 vezes por semana.
Como evitar o colesterol alto naturalmente
Para evitar um colesterol alto naturalmente, existem algumas plantas com propriedades medicinais que são altamente recomendadas. Entre elas, estão o alho, a alcachofra, a berinjela e a cenoura.
Dica: você pode ingerir estes alimentos em suas formas naturais ou fazer sucos e chás. Confira uma deliciosa receita de suco de laranja e cenoura e como fazer o famoso chá de alho:
Receita de suco de laranja com cenoura
Saiba mais:
Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol bom
Médicos divergem sobre o uso de remédio para colesterol
6 Remédios naturais para baixar o colesterol
Dicas de dieta para colesterol infantil alto
Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol ruim