De acordo com o combinado, hoje falaremos um pouco desse exame, que é extremamente preciso e amplamente usado na prática clínica. Saiba como ele pode te ajudar a se manter em forma!
O que é a calorimetria indireta?
A calorimetria indireta é um exame utilizado para medir a taxa metabólica basal. O organismo consome uma quantidade fixa de oxigênio por cada caloria oxidada. Pela diferença entre a quantidade de oxigênio no ar inspirado e expirado, o aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está “queimando” naquele momento. Cada pessoa tem a sua própria taxa metabólica basal. Duas pessoas com mesma idade, sexo, peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes.
O que é o metabolismo energético?
Metabolismo energético se refere à forma com que o corpo gasta energia. A taxa metabólica basal – também chamada de taxa metabólica de repouso ou metabolismo basal – representa em torno de 70% do gasto energético total e se refere às calorias gastas pelo corpo para manutenção das funções básicas no repouso, como os batimentos cardíacos, respiração, controle da temperatura corporal, etc. O restante do gasto energético provém das calorias gastas na digestão dos alimentos (aproximadamente 10%) e com a atividade física diária (percentual variável).
Como é feito este exame?
O exame é realizado em consultório, dura aproximadamente 20 minutos e é totalmente indolor. É necessário que o paciente esteja em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado. Consumo de alimentos, atividade física intensa, situações estressantes e uso de estimulantes (cafeína, por exemplo) podem elevar o metabolismo e devem ser evitados nas horas que antecedem o exame. Durante o procedimento, após a colocação de um clip nasal para impedir que o ar expirado saia pelas narinas, o paciente é orientado a respirar por um bocal que leva o ar diretamente ao aparelho para que a quantidade de oxigênio eliminada seja medida. Este processo dura de 10 a 15 minutos. Os dados fornecidos são então inseridos em um programa de computador que irá fornecer a taxa metabólica basal do paciente em Kcal/dia.
Como avaliar os dados fornecidos pela calorimetria?
A taxa metabólica basal do paciente, obtida no exame, é comparada com a taxa metabólica que seria esperada para uma pessoa de mesmo sexo, idade, peso e altura. Uma variação de até 10% para mais ou para menos é considerada normal. Pessoas com metabolismo lento – abaixo da variação normal – têm mais facilidade de ganhar peso pois necessitam de menor quantidade de alimentos para suas funções orgânicas. Nestes casos, várias estratégias de tratamento como o tipo de dieta, uso de suplementos e algumas mudanças de estilo de vida podem ser utilizadas para promover um aumento do metabolismo basal e consequente melhora dos resultados. Por outro lado, em pessoas com metabolismo normal ou aumentado, o tratamento do excesso de peso será direcionado para a quantidade de calorias ingeridas e, em alguns casos, no controle do apetite ou compulsão.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Quais esportes queimam mais calorias?
Zumba: emagreça até mil calorias dançando
Entenda como usar a tabela de calorias para melhorar a sua alimentação
13 Bebidas preferidas dos famosos no Starbucks e suas calorias
Quantas calorias você queima durante o sexo?
-Preciso de mais calorias por estar amamentando, afirma Penélope Cruz sobre dieta