Especialidades

Entenda melhor porque ocorre a deformação do dedo em martelo e quais são os tratamentos

Por Mayara Pinheiro 01/04/2014

Apesar de serem comuns entre atletas – profissionais e amadores – este tipo de lesão pode acontecer também pelo uso inadequado de sapatos. Saiba mais! 

 dedo em martelo

A lesão dedo em martelo ocorre quando a ponta dos dedos ou do polegar são forçosamente flexionados. A força fere o tendão que estica a articulação do dedo. Esta lesão também é conhecida como uma lesão dedo de beisebol, porque geralmente ocorre durante a pratica do beisebol.

Seus dedos são compostos de três ossos chamados falanges. Duas articulações separam as falanges. Os tendões extensores estão ligados a estas falanges. O mecanismo extensor cobre o dedo inteiro. Os tendões extensores permitem que os dedos fazem o movimento de extensão.

Causas e Sintomas

dedo em marteloAs lesões do dedo em martelo frequentemente ocorrem em traumas com bola, ao atingirem a ponta do dedo enquanto ele está esticado. Causa bastante dor, com inchaço e hematoma na região dorsal da ponta do dedo, e imediatamente nota-se a incapacidade de esticar completamente a ponta do dedo atingido.

A causa mais comum para a formação do “hammer toe ” – termo utilizado em inglês dedo do pé em martelo, é o uso de sapatos apertados e estreitos. O dedo é forçado a ficar curvado. Os músculos e tendões do dedo se contraem e encurtam.

O “hammer toe” tem maior probabilidade de ocorrência em:

• Mulheres que usam sapatos que não calçam bem ou com salto alto;

Crianças que usam sapatos que não servem mais (estão apertados);

A condição pode estar presente também no nascimento (congênita) ou se desenvolver com o passar do tempo. Em casos raros, todos os dedos são afetados. Isso pode ser causado por um problema nos nervos ou na medula espinhal.

Para diagnosticar uma lesão dedo em martelo o médico deverá examinar o seu dedo. Você deverá informar ao especialista sobre como você sofreu sua lesão. Raios-X serão utilizados para identificar uma fratura por avulsão, desalinhamento articular, ou lesões associadas.

Tratamentos para lesão do dedo em martelo

dedo em marteloA maioria das lesões dedo em martelo são tratados com talas. Você irá usar uma tala por um tempo integral por cerca de seis semanas. É muito importante: não retirar a tala dedo a nenhum momento, até mesmo na hora do banho. Se a tala for removida, mesmo em periodos curtos, o tratamento será interrompido e o processo terá que voltar para a estaca zero e recomeçar tudo outra vez.

A cirurgia pode ser necessária para lesões com fraturas e/ou mau alinhamento articular com utilização de pinos, fios e parafusos que serão usados para manter os ossos no lugar.

O tratamento com a utilzacão de talas e/ou os tratamentos cirúrgicos são geralmente seguidos por reabilitação da mão. O fisioterapeuta irá mostrar-lhe exercícios para alongar e fortalecer suas articulações. As outras articulações não afetadas também podem tornar-se rígidas, o que justifica que a rebilitação seja feita em torno de toda anatomia da mão e nao somente do dedo. As seguintes mudanças nos sapatos podem ajudar a aliviar os sintomas:

– Use sapatos do tamanho certo ou sapatos com biqueira ampla para dar conforto aos pés e evitar a piora da condição;

– Evite sapatos de salto alto ao máximo;

– Use solas macias para aliviar a pressão sobre o dedo.

dedo em marteloUm médico especializado pode confeccionar para você dispositivos chamados reguladores ou “endireitadores” de “hammer toe” ou você pode comprá-los em lojas. O fisioterapeuta irá passar um treino de exercícios leves de alongamento se o dedo ainda não estiver em uma posição fixa. Pegar uma toalha com os dedos do pé pode ajudar a esticar e endireitar os pequenos músculos do pé.

Para condição grave, você vai precisar passar por uma cirurgia para endireitar a junta. A cirurgia muitas vezes envolve cortar e movimentar tendões e ligamentos. Às vezes, os ossos de cada lado da junta precisam ser conectados (fundidos). Na maioria dos casos, você receberá alta no mesmo dia da cirurgia. O dedo ainda pode ficar rígido e mais curto depois da cirurgia.

 

Saiba mais:

Como ter mãos e princesa num estalar de dedos

Como fazer seu filho parar de chupar o dedo

Alergia nas mãos: entenda porque acontece

Mantenha suas mãos bem cuidadas

Lesão no manguito rotador: o que é isso?

Como curar lesões

Como proteger seu joelho das lesões do esporte