Se você não pode começar o dia sem a corrida matinal ou prefere ir à academia depois de um dia de trabalho estressante, saiba que o exercício é sempre bom, não importa a hora. Mas será que praticar um esporte de manhã ou de tarde é capaz de trazer vantagens? A resposta é que isso depende dos seus objetivos.
O que é melhor: esporte de manhã ou de tarde?
Duas das principais razões que as pessoas dão para não se exercitar regularmente são falta de resultados e ausência de tempo. Como praticar algum tipo de atividade física é essencial, especialistas indicam que se você encontrar um tempo consistentemente para isso estará muito mais propenso a treinar regularmente e obter melhores resultados.
São os ritmos circadianos que regulam temperatura corporal, pressão sanguínea, metabolismo e estado de alerta, dentre outras funções fisiológicas. Geralmente, eles estão em conformidade com nosso relógio biológico de 24 horas, mas podem ser redefinidos com base em sugestões ambientais.
Uma pesquisa da University of North Texas, Estados Unidos, descobriu que, embora os ritmos circadianos sejam inatos, é possível redefini-los com base em nossos comportamentos. Como? Por exemplo, usando um despertador ou estabelecendo horários de refeição e treino. Todos são sinais que ajudam a descansar esses ritmos.
Os pesquisadores concluíram que pessoas que se exercitam de forma consistente na parte da manhã “ensinam” o corpo a ficar “pronto” para as primeiras horas do dia. Quando elas eventualmente mudaram o horário para noite, não se sentiram tão enérgicas. Porém, há outros estudos que mostram que cada horário pode ter seus benefícios.
Segundo um levantamento publicado no Journal of Physiology, homens que se exercitam antes do café da manhã têm mais chances de evitar ganho de peso. Para chegar a essa conclusão os cientistas analisaram indivíduos do sexo masculino, pedindo-lhes que comessem refeições de alto teor calórico e de gordura durante certo período.
Realizada pela Appalachian State University, uma outra pesquisa indica que quem se exercita às 7h é capaz de melhorar seus padrões de sono e reduzir a pressão arterial. Por outro lado, um estudo francês publicado na revista Chronobiology sugere que fazer esportes à tarde traz benefícios para quem deseja melhorar seu desempenho atlético.
Importante é se exercitar
A boa notícia é que o melhor momento para você se exercitar é aquele definido com base em metas pessoais, cronograma e estilo de vida. Em outras palavras, o ideal é escolher um momento em que você seja capaz de treinar com consistência e adicionar o exercício físico à rotina diária ou semanal.
É preciso ainda procurar uma modalidade da qual se goste e que dê prazer ao realizá-la. Além disso, não busque perfeição ou trace um objetivo improvável que não possa ser cumprido.
Isso significa que não importa se você ainda não consegue correr cinco quilômetros por dia, devendo começar a caminhar 15 minutos diariamente e, aos poucos, ir aumentando tempo, distância e intensidade.
Caso você tenha uma competição em vista, há uma outra boa dica. Tente modificar seu treinamento para o horário em que ela irá ocorrer para se adaptar a ele. E, claro, jamais esqueça de aquecer antes de começar qualquer atividade física.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!