Clínica Geral

Catapora em adultos pode matar! Entenda porque a doença é mais perigosa do que em crianças

Por Redação Doutíssima 17/04/2014

Por que a catapora é perigosa em adultos?

catapora em adultos

Doença clássica entre os mais pequeninos, a catapora é causada pelo vírus Varicela-zoster. Por isso pode também ser chamada apenas por Varicela. Embora atinja sobretudo as crianças ela pode sim chegar até o os adultos, mesmo que 90% das pessoas tenham tido catapora na infância e o senso comum diz que, uma vez com cacapora, nunca mais. O que ocorre é que quando ela ocorre nos adultos os sintomas são quase inceperceptíveis, o que faz com que muitas pessoas nem desconfiam que tiveram (ou estão) com a varicela em seus organismos.

Estudos constatam que ao se manifestar num ser humano adulto o vírus é capaz de causar complicações mais significativas. Se nas crianças as pequenas feridas e “bolinhas” vermelhas espalham por todo corpo mas em tamanho diminuto, nos adultos as feridas e lesões são maiores e graves. Além disso, febre alta, fadiga e falta de apetite são sintomas que acompanham as clássicas bolinhas vermelhas. E não para por aí: o sistema imunológico adulto, uma vez tendo de lidar com essa gama de pequenas lesões, fica mais fragilizado, o que dá sinal verde para a entrada de uma série de outras alergias que podem problematizar ainda mais o que já estava complicado de gerir. Otites e sinusites são umas das complicações da catapora nos adultos.

catapora em adultos

A questão se torna de fato mais grave quando o vírus Varicela-Zoster migra para órgãos vitais como pulmões e cérebro. Na área dos pulmões ele pode chegar a entrar devido à baixa defesa do sistema imunológico. Quanto ao cérebro, ele pode atacar o encéfalo produzindo febres, vômitos, dores de cabeça e até convulsões. E este ataque pode deixar sequelas, como lesões que podem produzir paralisias e até distúrbios motores.

Por isso, caso você já esteja na idade adulta e percebe que a catapora pode estar afetando seu corpo, dirija-se rapidamente para o posto médico mais rápido e consulte-se com um profissional da saúde que poderá orientá-lo de forma específica de acordo com o seu caso. A expressão do senso comum “nunca diga nunca” deve ser utilizada, também, no meio da saúde. Previna-se e cuide-se.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais: