Um chefe com a cara amarrada, sentado atrás de uma pilha de papéis e gritando com qualquer pessoa que pense em se aproximar dele para conversar sobre qualquer assunto. Durante muito tempo, este foi o cenário pintado na imaginação de grande parte sociedade. Hoje, porém, o bom humor é uma das principais características procuradas em um profissional para que grandes empresas invistam nele para o futuro.
Bom humor no ambiente profissional
Uma mensagem, seja ela qual for, passada com bom humor, é muito melhor interpretada em qualquer ocasião. No ambiente de trabalho, não é diferente: uma ordem acompanhada de um sorriso ou uma nova tarefa designada com um “bom dia” gera uma recepção bem mais agradável. Você será interpretado de forma amigável e isso lhe proporcionará mais confiança dos seus colegas.
Como se dá a influência no trabalho
O bom humor deixa o seu corpo mais relaxado e tranquilo. Isso faz com que você possa produzir mais durante a jornada de trabalho. Pessoas que trabalham bem humoradas têm a sua criatividade potencializada. Profissionais alegres com o que fazem ficam mais abertas às novidades e mais atentas ao que está acontecendo no mundo ao seu redor.
A diminuição considerável do estresse do dia a dia é outro fator importante para se trabalhar com bom humor. Algumas risadas fazem com que as pessoas se tornem mais próximas e comecem a ter mais afinidade. Isso fará com que um consiga entender melhor o momento pelo qual o outro está passando.
Além disso, um profissional que tenha um bom jogo de cintura é querido pelos seus colegas e tende a despertar o interesse dos que ocupam cargos superiores na corporação.
Dicas para manter o bom humor no trabalho
1. Procure entender que as pessoas que trabalham com você são diferentes umas das outras. Enquanto umas são mais abertas a brincadeiras, outras são mais tímidas.
2. Tente esquecer os problemas do trabalho ao fim do expediente. Uma boa noite de sono e o convívio com os familiares e amigos lhe deixarão melhor para encarar o dia seguinte com melhor humor.
3. Faça atividades fora do ambiente da empresa com as pessoas que trabalham com você. Um happy hour para tomar um chope e comer algo pode ser importante para aliviar a tensão do cotidiano. Lembre-se que, normalmente, você passa mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família e amigos.
Cuidado com os excessos
É importante não confundir bom humor com brincadeiras em excesso. Uma piada rápida sobre algo que aconteceu naquele momento pode ser muito positiva para melhorar o ambiente de trabalho. Porém, brincadeiras repetitivas sobre um mesmo assunto ou sobre uma mesma pessoa podem causar um clima tenso no setor.
Evite brincadeiras envolvendo gêneros, etnias, opção sexual, doenças ou religião. Este tipo de piada pode ser mal interpretada e causar problemas para você. Sem contar que uma grande quantidade de risadas pode prejudicar a concentração de alguns colegas, que passarão a achar você um chato.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!