Zen

Aproveite as dicas de feng shui para harmonizar o banheiro

Por Redação Doutíssima 02/09/2015

Com algumas dicas de feng shui, é possível criar um ambiente harmonioso até mesmo no banheiro – local que possui má reputação porque é capaz de sugar nossa vitalidade. Atualmente, há muitas formas de tornar essa parte da casa tão harmoniosa quanto as outras e ajudar para que ela possa trabalhar positivamente para seu bem-estar.

 

Por que o banheiro é um problema?

Antigamente, os banheiros eram localizados fora dos limites da casa, algo impensável para os dias de hoje.

dicas de feng shui

Para deixar os cômodos da casa harmônicos, é possível investir em uma filosofia chinesa. Foto: iStock

Além disso, de acordo com essa filosofia chinesa, para que haja harmonia no ambiente, a água deve fluir naturalmente em ciclo – o que não acontece com o banheiro, onde há apenas o escoamento, promovendo um efeito negativo da água. Por isso, algumas dicas de feng shui são importantes para amenizar essa situação.

 

Para superar esse problema, uma das primeiras dicas de feng shui é ter atenção à localização do banheiro, já que ele é capaz de ser mais prejudicial em certas áreas do que em outras. “Se for construir uma casa, é possível optar por deixar os banheiros na área da Criatividade, que é menos prejudicada”, revela a consultora em feng shui Márcia Dhonella.

 

A especialista acredita que essa peça pode se tornar um problema para a harmonia da casa quando fica perto de áreas relativas à família, relacionamentos, saúde e trabalho. Independentemente da área, as energias precisam ser trabalhadas fortemente. “As curas básicas são imprescindíveis”, alerta Márcia.

 

Como harmonizar o banheiro com dicas de feng shui

Para que o ambiente fique mais benéfico, é preciso também estar atenta à composição dos móveis e à decoração do banheiro. Além disso, merecem cuidados limpeza, organização e manutenção do ambiente – vazamentos ou infiltrações, por exemplo.

 

A especialista Márcia Dhonella ainda indica outras dicas de feng shui para cuidar do banheiro. Veja algumas delas.

 

1. Iluminação

dicas de feng shui

Conforme a filosofia do feng chui, o banheiro é um cômodo que precisa de muita iluminação. Foto: Shutterstock

Precisa ter uma atenção especial. “Um banheiro mais harmônico precisa ser bem iluminado”, conta Dhonella. A sugestão é usar lâmpadas dicroicas, que refletem mais luz e dispersam energia.

 

2. Cristais

dicas de feng shui

Os cristais no banheiro, conforme o feng shui, ajudam a dispersar a energia pelo ambiente. Foto: Shutterstock

Outra forma de dispersar energia é usar cristais multifacetados. “Um cristal em cada canto e um no centro do banheiro, localizados a nove centímetros de distância das paredes e nove centímetros do teto”, ensina Márcia. O sino do vento também é uma opção, especialmente os de madrepérola.

 

3. Cores

dicas de feng shui

O uso de cores quentes no banheiro é uma forma de manter a harmonia desse ambiente. Foto: Shutterstock

Outra característica comum do feng shui é o uso de cores para a harmonia do lar. No banheiro é preciso colocar cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, mesmo que predominem cores mais frias, como branco ou azul. “As cores mais vibrantes podem ser usadas em objetos decorativos ou mesmo na tapeçaria e toalhas”, comenta Dhonella.

 

4. Decoração

dicas de feng shui

Para desviar a atenção do vaso sanitário, é possível investir em objetos de decoração. Foto: Shutterstock

Use objetos de decoração que chamem atenção ao entrar no banheiro para tirar o foco da privada. Para bloquear as energias de pontos cruciais do banheiro, ela indica uma placa KEITI no teto, uma placa Pirâmide de Tao onde desce o encanamento para a privada e um disco de chumbo com luxor atrás do vaso, onde passa o encanamento de saída de esgoto.

 

5. Espelhos

dicas de feng shui

Conforme o feng shui, os espelhos no banheiro evitam que a energia vá para outro cômodo. Foto: Shutterstock

Eles ajudam, basta utilizar em toda a porta do banheiro, tanto dentro quanto fora, para que não seja notado no ambiente. “Além disso, o espelho também impede que a energia do banheiro se espalhe pela casa, mantendo cada energia em seu lugar”, explica.

 

6. Plantas

dicas de feng shui

Além de purificarem o ar, as plantas absorvem energias ruins e harmonizam o ambiente . Foto: Shutterstock

As plantas também podem ser grandes aliadas na harmonia do banheiro. Utilize plantas purificadoras do ar, que absorvem as energias ruins, como a Zamioculca, uma folhagem ornamental que tem baixa exigência em luminosidade e água, precisando de poucos cuidados, ideal para interiores.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!