HIPERtireoidismo é o nome dado à doença na qual a glândula tireoide começa a produzir hormônios em excesso. É exatamento o contrário do HIPOtireoidismo, que é quando acontece uma diminuição na quantidade de hormônios produzidos pela tireoide. Nos dois casos o paciente deve procurar um médico e iniciar logo o tratamento.
O que é tireoide?
A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão. Ela é a responsável pela produção dos hormônios T4 e T3, que têm como função regular a maneira como nosso corpo usa a energia, ou seja, define como irá funcionar o nosso metabolismo.
Já a tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada na base do cérebro, através de um terceiro hormônio chamado TSH.
Quais as causas de hipertireoidismo?
A principal causa de hipertireoidismo é a chamada Doença de Graves (se pronuncia “greives”). Na Doença de Graves, a tireoide é atacada por anticorpos que a estimulam a produzir T4 e T3 em excesso. Pode se desenvolver também em homens, apesar de ser muito mais comum nas mulheres.
Os pacientes com Doença de Graves podem desenvolver, além dos sintomas de hipertireoidismo e aumento da tireoide, uma doença nos olhos, principalmente em caso de fumantes. Chamamos esta doença dos olhos de Orbitopatia de Graves.
Outras causas de hipertireodismo são:
– Nódulos de tireoide tóxicos, ou seja, nódulos que produzem hormônio em excesso;
– Tireoidites (inflamação da tireoide). Em alguns casos, essa inflamação é acompanhada por dor na localização da tireoide;
– Ingestão de hormônio tireoideano em excesso (o termo correto é tireotoxicose).
Quais os sintomas do hipertireoidismo?
As pessoas com hipertireoidismo geralmente têm sintomas como:
– Ansiedade, irritabilidade e sono agitado;
– Fraqueza, especialmente nos braços e coxas, o que torna difícil a subida de escadas;
– Tremores finos, especialmente das mãos;
– Aumento da produção de suor e intolerância ao calor;
– Aceleração dos batimentos cardíacos e arritmias;
– Cansaço;
– Bócio (aumento do tamanho da tireoide);
– Perda de peso apesar do apetite normal ou aumentado.
Como é feito o diagnóstico do hipertireoidismo ?
Para se diagnosticar o hipertireoidismo é feito um exame simples, onde será alanisada a dosagem dos hormônios (TSH, T4 e T3) no sangue. Para determinar a causa do hipertireoidismo, algumas vezes são necessários exames complementares como ecografia e cintilografia de tireoide.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para o hipertireoidismo vai depender da causa, podendo ser feito com medicamentos, iodo radioativo ou até mesmo cirurgia. Caso você apresente sintomas e desconfie que possa estar com hipertireoidismo, procure o endocrinologista para avaliação e tratamento adequados.
Fonte: www.drmateusendocrino.com
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!