Remédios Caseiros

Unha de gato é opção alternativa para tratar inflamações

Por Redação Doutíssima 20/10/2014

A unha de gato, conhecida como herinha, é uma planta medicinal que cresce em forma de cipó. Ela é bastante encontrada na floresta amazônica e em outros estados do Brasil. Com folhas verdes claras, a planta possui espinhos curvados, semelhantes a unhas de gato. O caule armazena água para suprir suas necessidades.

unha-de-gato

Chá da planta ajuda no tratamento de diversos problemas. Foto: iStock, Getty Images

A colheita dessa planta deve ser feita em intervalos mínimos de 10 anos para a mesma árvore. Além disso, o recomendado é deixar pelo menos 1 metro de tronco, para que haja brotamento e a planta não morra.

 

Unha de gato e seus benefícios

 

As propriedades da unha de gato são muitas: a planta é analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, imunoestimulante, anti-reumática, afrodisíaca, reguladora menstrual, regeneradora celular, contraceptiva, diurética e antipirética.

 

O principal benefício da unha de gato é que ela ajuda a tratar muitas infecções crônicas. A planta é indicada no tratamento do sistema imunológico, sendo ideal tanto para infecções quanto para doenças degenerativas. Ela pode ser útil para fadiga crônica, febre glandular, fibromialgia e infecção por herpes.

 

Por ter ação anti-inflamatória, também é bastante indicada para tratar ulcerações gástricas, problemas inflamatórios nas articulações, como ostroartrite e artrite reumatoide.

 

Além disso, essa planta é um ótimo remédio anticancerígeno. Por possuir propriedade anti-tumores, é utilizada para tratamento adjuvante do câncer, misturadas com outras ervas medicinais.

 

Cuidados ao usar unha de gato

 

Os efeitos colaterais da unha de gato dependem da quantidade ingerida e do metabolismo do paciente. Apenas em casos de alta dosagem a planta causa algum efeito colateral, principalmente diarreia, náuseas, efeito anticonceptivo e prisão de ventre.

 

O seu uso só é contraindicado para mulheres que amamentam, pacientes transplantados, pessoas com problemas gástricos, com esclerose múltipla e tuberculose. A planta pode ser ingerida através de chás das folhas e raízes da planta, cápsulas e tinturas vendidas em casas naturais e farmácias.

 

Modo de preparo:

 

Utilize 20 gramas de casca e raízes de unha de gato para 1 litro de água. Coloque os ingredientes em uma panela com água. Deixe cozinhar por 15 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe o chá repousando por 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

 

O recomendado é que o chá seja ingerido de 8 em 8 horas, entre as principais refeições. Antes de começar a tomar, procure um especialista em fitoterapia, que vai lhe indicar a dosagem correta que deve ser ingerida. A dosagem varia para cada caso e tratamento.

 

A unha de gato, que tem o nome científico de Uncaria tomentosa, é muitas vezes confundida com a espécie Uncariaguianensis. Ambas existem no Brasil, e os seus usos possuem as mesmas finalidades.

 

A planta já foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como planta medicinal. Atualmente, ela se encontra listada na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!