Remédios Caseiros

Bugre: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Também conhecido em território brasileiro, de onde é originário, pelo nome de porangaba, bugrinho, chá-de-frade, laranjeira-do-mato, rabugem, o chá-de-bugre, tem inúmeras formas de uso, entre elas, a que mais agrada, especialmente o público feminino e aquele que não é muito adepto das academias: ele é emagrecedor.

bugre

Rica em cafeína, a erva pode substituir o uso do café. Foto: iStock, Getty Images

É conhecido ainda como café- do-mato, café-de-bugre, e cafezinho, uma vez que seus frutos se assemelham aos do café torrado e com eles é feita uma bebida que substitui o café.

Folhas e frutos do bugre são aproveitados

 

A planta é de uso tradicional dos caboclos e bugres brasileiros, e recentemente, popularizou-se e acabou mudando de nome para o indígena porongaba. A parte utilizada na medicina natural são as folhas e frutos.

Composto por cafeína, potássio, alantoína e ácido alantoico, o chá-de-bugre possui frutas vermelhas, repletas de cafeína. Já a alantoína e o ácido alantoico são as responsáveis pelo uso tradicional na cicatrização de feridas.

Poderoso diurético, elimina toxinas do organismo pela urina, estimula a circulação, e por este motivo, reduz a celulite. O chá é usado no preparo de um fitoterápico bastante popular, o pholia magra, que é inibidor do apetite. Seu uso causa sensação de saciedade, e por isso deve ser tomado antes das refeições por quem deseja usá-lo no emagrecimento

O chá queima gorduras abdominais profundas, e por isso é usado em complementação de outras plantas medicinais estimulantes, como o ginseng, guaraná, chá verde, entre outras. Estas, somados à cafeína contida no chá-de-bugre, o transforma em um estimulante poderoso.

Estudos feitos no Japão na década de 90 apontaram que o extrato das folhas do chá-de-bugre reduziu a penetração do vírus da herpes em 99% das células pré-tratadas. Em seguida, os pesquisadores descobriram que os ramos produziam atividade tóxica contra células cancerosas, com uma inibição cerca de 40%.

Já 1997, em pesquisas com coelhos, se percebeu atividade cardiotônica e aumento das ações cardiovasculares com o extrato das folhas do chá.

Indicações do bugre

 

Previne o câncer, atua contra a celulite, febre, trata a herpes, é usado no tratamento da obesidade, auxilia na perda de peso, em situações de má circulação, é cicatrizante de feridas, antivirótico, cardiotônico, inibidor de apetite, diurético, febrífugo, e estimulante.

Também pode ser utilizado para aliviar tosses, regular a função renal, diminuir a quantidade de ácido úrico no corpo e para curar feridas externas.

Preparo do Chá

 

Para fazer o chá desta planta, coloque em uma panela, um litro de água e quatro colheres (sopa) da erva. Leve a panela ao fogo e deixe ferver. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e mantenha em infusão por cerca de dez minutos, tapado. Coe e adoce como preferir. O ideal é consumir de 4 a 5 xícaras do chá, por dia, especialmente, antes das refeições.

Por conta de seu efeito estimulante, este chá deve ser consumido com cautela por pessoas que têm ansiedade, insônia, nervosismo e estresse. Também os pacientes cardíacos e hipertensos devem evitar a bebida, já que ele tem ação tônica para o coração, entretanto, em interação medicamentosa, deve ser tomado apenas com o conhecimento de um médico

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!