Remédios Caseiros

Aprenda a fazer um remédio caseiro para diminuir a cera de ouvido

Por Redação Doutíssima 09/11/2014

As pessoas que possuem uma quantidade muito grande de cera de ouvido geralmente sofrem algum desconforto, que pode dar origem a problemas mais graves, como a perda da audição. O excesso de cera também pode impedir a regulação da pressão interna do ouvido, resultando em grande dor.

cera-de-ouvido

Saiba como eliminar o excesso de cera no ouvido com facilidade. Foto: iStock, Getty Images

Como eliminar o excesso de cera de ouvido

Para fazer a limpeza da cera de ouvido, você pode usar alguns remédios caseiros, preparados com ingredientes de fácil acesso e manuseio. Sem segredos, você pode reconquistar a paz longe sem o incômodo ou dor causada pela cera.

Tire a cera de ouvido em excesso com soluções caseiras

Azeite

Um dos produtos mais usados para limpar o canal auditivo é o azeite, que auxilia na redução da dor causada pelo excesso de cera. Você terá apenas que aquecer duas colheres das de sobremesa de azeite virgem a uma temperatura média.

Muito cuidado para não aquecer demais, o que pode gerar queimaduras. Aplique de duas a três gotas do azeite aquecido no canal auditivo – cuidando para que penetre bem. Tape o ouvido com algodão e o excesso da cera de ouvido se desprenderá sem muita pressão. Você sentirá a cera saindo em poucas horas. Depois, é só lavar.

Massagens

Fazer massagens na frente e atrás da orelha, usando os dedos, também é uma excelente opção para remover a cera acumulada no canal auditivo. Faça movimentos circulares agitando todo o ouvido. Em seguida, puxe a orelha ao mesmo tempo em que abre a boca o máximo que puder e feche. Repita o exercício por três vezes.

Garrafa

Outra alternativa é deitar de lado e apoiar a orelha diretamente sobre uma garrafa cheia de água quente. Você sentirá que, aos poucos, a cera vai começar a deslizar para fora do ouvido. Em contato com temperatura mais elevada, a cera de ouvido começa a derreter. Depois que perceber este processo, lave o ouvido.

Água oxigenada

Você também pode usar a água oxigenada (peróxido de hidrogênio) na remoção da cera de ouvido. Encha um conta-gotas com água oxigenada a 37 graus. Deitada de lado, despeje todo o conteúdo do conta-gotas no ouvido afetado, até que o ouvido encha.

Aguarde por cinco minutos e, em seguida, vire-se para o outro lado, para que o líquido saia. Para finalizar o processo, repita, da mesma forma, enxaguando com água morna.

Óleo de bebê

O óleo de bebê age como um amaciante da cera que se acumula no canal auditivo. Separe um conta-gotas limpo, cotonete, o óleo de bebê e um chumaço de algodão. Com o auxilio do conta-gotas, ponha duas gotas do óleo no ouvido e feche com o algodão.

Permaneça com a cabeça inclinada para o lado oposto por até 10 minutos. Depois desse tempo, vire a cabeça para o outro lado, para que o óleo saia. Use o cotonete para retirar a cera.

Se mesmo diante destas alternativas caseiras a dor persistir, procure ajuda médica especializada. Pode ser que haja uma infecção em seu ouvido. E lembre-se: nunca, em hipótese alguma, utilize objetos pontiagudos para limpar os ouvidos. Você pode provocar danos graves e até irreversíveis ao seu aparelho auditivo.