Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para seborreia

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

Você tem muita caspa, mas os shampoos que prometem resolver este problema não estão fazendo o efeito desejado? Talvez seja o caso de verificar se você não está com seborreia. A dermatite seborreica, ou simplesmente seborreia, é uma condição comum da pele, que afeta principalmente o couro cabeludo. Ela provoca manchas escamosas, pele vermelha e caspa persistente.

seborreia

Remédios naturais e caseiros são eficientes para tratar a seborreia. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a seborreia

 

Esta condição também afeta áreas oleosas do corpo, como o rosto, o peito e as costas. Embora não afete sua saúde, pode ser desconfortável e causar constrangimento. Não é contagiosa, tampouco sinal de má higiene pessoal, já que suas causas estão relacionadas com um tipo de fungo, presente nas glândulas de óleo no couro cabeludo, ou a uma resposta inflamatória relacionada com a psoríase.

 

Para acabar com a seborreia, é preciso consultar um médico dermatologista, que irá prescrever o tratamento adequado – geralmente de uso tópico. Mas também é possível usar alguns remédios caseiros que melhoram seus os sintomas e ajudam a acabar com as suas causas. Conheça quais são os métodos que acabam de vez com o problema.

 

Melhores remédios caseiros contra a seborreia

 

Tratamento com mel

 

O mel não é apenas uma alternativa deliciosa e altamente nutritiva para o açúcar, mas também uma excelente opção para o tratamento da seborreia. Este alimento é um excelente antibacteriano e antifúngico, além de ajudar na cicatrização de feridas, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Para isso, basta aplicar mel na pele e esperar a ação durante três horas, a cada dois dias.

 

Este uso constante deve ser mantido nas primeiras duas semanas de tratamento. Uma vez que a pele começa a normalizar, você pode fazer apenas uma ou duas vezes por semana. É possível também usar o mel com água fervida – cerca de cinco partes de mel para uma parte de água – massageando a mistura na pele. Da mesma forma, deixar agir por no mínimo três horas e depois lave com água.

 

Tratamento com óleo de coco

 

Quem possui alguma área da pele ressacada, precisa sempre hidratá-la. O óleo de coco é excelente para isso. Ele alivia a descamação que acompanha a seborreia. O óleo de coco também contém ácido graxo e ácido láurico, que têm propriedades antimicrobianas naturais, ajudando a reduzir a população de fungos e bactérias sobre a pele, que estão associadas com a dermatite seborreica.

 

Para usá-lo basta aplicar um pouco de óleo na área afetada e observar se a pele vai absorvê-lo facilmente. Se você ver uma fina camada de óleo em sua pele, significa que você pode ter colocado demais. Colocar muito óleo de coco não faz muito bem, por isso, certifique-se de usar apenas uma pequena quantidade.

 

Tratamento com vinagre de maçã

 

Este vinagre ácido, preparado a partir da maçã, é normalmente usado em remédios caseiros para tratar várias doenças, inclusive a seborreia. Ele deve ser diluído em água, cerca de 10 partes de água e uma parte de vinagre de maçã, e deve ser massageado no couro cabeludo ou em outra área afetada suavemente durante alguns minutos. Depois é só enxaguar.

 

O ácido málico encontrado no vinagre de maçã é o principal componente que o torna um ótimo agente de tonificação da pele. No entanto, a complexa relação dos componentes menos proeminentes não deve ser esquecida, já que ele é rico em magnésio e é uma boa fonte de minerais.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!