O pilates é uma modalidade de exercício criada por Joseph Pilates para fortalecer o corpo. Baseada em movimentos lentos e esforço concentrado, esta atividade desenvolve a musculatura e a flexibilidade dos músculos, nervos, tendões e juntas. E os benefícios do pilates têm sido reconhecidos por muita gente.
Como é uma atividade de baixo impacto, pode ser praticada por jovens acima de 14 anos, adultos, idosos e até mulheres gestantes ou no período pós-parto. Seus exercícios se baseiam na força abdominal e se distribuem pelos outros membros, o que faz com que a definição da musculatura seja um dos principais benefícios do pilates.
Outro ponto positivo é o desenvolvimento do equilíbrio e distribuição correta do peso nos lugares certos do corpo. Aprende-se que músculo devem fazer força para determinada tarefa, evitando desgaste ou lesões em áreas não utilizadas corretamente. Esta habilidade chama-se consciência corporal.
Principais benefícios do pilates
1. Fortalece a musculatura do corpo como um todo, pois seus exercícios foram desenvolvidos pensando nos mais diversos grupos musculares
2. Desenvolve o foco, a concentração, a flexibilidade, a elasticidade e a mobilidade corporal
3. Auxilia no equilíbrio e consciência corporal
4. Melhora as condições cardíacas e respiratórias, desenvolvendo mais resistência, o que influencia até no desempenho sexual
5. Alivia tensões, estresse e fadiga.
O pilates é indicado para atletas que precisam fortalecer o corpo e desenvolver mais agilidade, idosos que buscam diminuir dores e melhorar o funcionamento corporal como um todo, grávidas e mulheres no período pós-parto.
Pacientes com fibromialgia, que precisam amplificar a elasticidade do corpo para aliviar dores, e pessoas que sofrem de dor crônica na região lombar da coluna também se beneficiam da prática.
É claro que os benefícios do pilates não se limitam apenas a quem se encontra em qualquer uma destas situações: na verdade, qualquer pessoa pode praticar estes exercícios e aproveitar a melhoria na qualidade de vida proporcionada pelo método.
Benefícios do pilates na perda de peso
O pilates também auxilia na perda de peso, por oferecer tanto características de exercícios aeróbicos – como repetições – quanto por ser uma modalidade de musculação, em que se utiliza o peso do próprio corpo para ativar e tonificar a musculatura.
Os benefícios do pilates para a perda de peso, contudo, podem não ter resultado tão impactante quanto outros tipos de exercícios físicos pelo foco do pilates ser o fortalecimento.
De qualquer forma, o reforço muscular desenvolvido pelo pilates auxilia no desempenho de outras modalidades de exercícios, diminuindo lesões e proporcionando maior resistência aos exercícios e diminuindo o cansaço.
O pilates é contraindicado para pessoas em situação não controlada de hipertensão, em tratamento que impedem a prática de qualquer exercício físico ou que não estão aptas para este tipo de atividade. Em caso de dúvidas, é sempre ideal que se consulte um médico sobre a sua condição.
Os benefícios do pilates só podem ser aproveitados quando a prática é feita de maneira correta e com acompanhamento. Por isso, é importante investir em um local de confiança com uma pessoal treinada para a prática do pilates.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!