Remédios Caseiros

Erva-de-santa maria: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 24/01/2015

A erva-de-santa maria é uma planta originária da América Central, e há muitos anos é utilizada como um remédio caseiro, sobretudo para o tratamento contra lombrigas e parasitas intestinais que afetam seres humanos e animais domésticos.

 

Entretanto, como a erva-de-santa maria pode acabar sendo tóxica para o organismo, nos dias atuais ela vem sendo substituída por outras menos tóxicas – embora ainda tenho o seu devido valor, como explicaremos abaixo.

erva de santa maria

Principal benefício da planta é atuar no sistema digestivo. Foto: iStock, Getty Image

Óleo é o maior componente da erva-de-santa maria

 

O mais importante componente ativo desta erva é um óleo, responsável pela maior parte das propriedades medicinais da planta. De acordo com os estudiosos em plantas medicinais, esse óleo é capaz de tratar uma série de condições, como nervos, atrasos menstruais, problemas respiratórios, dentre outros.

O principal benefício da planta, porém, é sem dúvida para o tratamento de problemas relacionados com o sistema digestivo – desde gases até à regulação das funções desse complexo aparelho.

Antes de aprender a fazer remédios caseiros com a erva-de-santa maria, porém, você deve estar ciente que o uso em doses altas da planta pode ser tóxico, e causar problemas renais, circulatórios e do coração, bem como afetar o sistema nervoso.

 

Como usar a erva-de-santa maria

 

Além disso, não é um remédio natural indicado para pessoas com problemas nos rins, grávidas e crianças. Em razão de todas essas circunstâncias, antes de usar é importantíssimo buscar auxílio médico especializado para não errar na dose. Abaixo, confira algumas das principais indicações de uso da erva.

1. Dor de estômago

 

Como já dito acima, o principal uso da erva-de-santa maria está no tratamento de problemas relacionados ao aparelho digestivo.

E a dor de estômago, uma das mais incômodas que existem, está dentre as condições que podem ser solucionadas a partir de um remédio caseiro feito com a planta – em sua composição está o ascaridol, substância que possui propriedades analgésicas.

Para isso, você deve preparar um chá com a erva-de-santa maria. Pique 8 folhas frescas e coloque em infusão com um copo de água. Depois da fervura, deixe em repouso por alguns minutos e tome. Em alguns minutos você será capaz de sentir o alívio.

2. Gases

 

Em razão das propriedades carminativas presentes na erva-de-santa maria, é possível usá-la para expulsar gases do aparelho digestivo. Para isso, basta enfeitar os pratos que contenham alimentos que causam gases, como os legumes, com algumas folhas da erva, e ingeri-las em conjunto com eles.

3. Fungos na pele

 

São muitos os benefícios desta erva e a pomada preparada a partir de seu óleo essencial é um remédio caseiro perfeito para o tratamento de fungos na pele, já que possui propriedades antimicóticas.

É possível encontrar essa pomada em lojas especializadas em produtos naturais. Basta seguir as indicações de uso e, logo, você será capaz de sentir uma melhora nessa condição.

Alternativa contra o câncer

 

Estudiosos indicam que o ascaridol, princípio ativo extraído do óleo essencial das sementes da erva, também pode ser benéfico para o tratamento do câncer. Por isso, não se impressione se, na composição de algum medicamento para tratamento de câncer, você encontrá-la como um de seus componentes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!