A hidratação do corpo, aliada ao repouso, é uma das melhores medidas para combater o sarampo. Beber bastante água e se alimentar ajudam, mas, além disso, você pode experimentar alguns remédios naturais para acelerar o processo de cura. Conheça algumas receitas caseiras para tratar a doença.
Chá de sabugueiro é eficiente contra o sarampo
Ingerir chás é outra excelente alternativa. Um exemplo é o chá de sabugueiro, que induz a transpiração, processo fundamental para ajudar a curar as erupções de pele características do sarampo.
Faça este chá com flores colhidas próximo ao meio-dia. É neste período que os princípios ativos da planta estão mais concentrados. Use três colheres de sopa para um litro de água fervente. Durante o dia, beba até quatro xícaras deste chá.
Um chá de pau tenente é outra alternativa para amenizar os incômodos causados pelo sarampo. Esta planta tem propriedades febrífugas e antiespamódicas, que estimulam o apetite, já que a febre causada pela doença diminui consideravelmente a vontade de comer.
Você vai precisar de uma colher das de sopa de folhas secas de pau tenente e meio litro de água. Misture as folhas na água e deixe ferver. Depois que ferver, deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba de duas a três xícaras deste chá diariamente.
Outra boa opção é a bardana. Use duas colheres de sopa da raiz da bardana e dois copos de água. Misture e leve ao fogo até que ferva. Quando estiver morno, coe e beba três xícaras diariamente.
Banhos e caldos para tratar o sarampo
O caldo de aveia também pode ser usado no combate ao sarampo, e seu preparo é bem mais simples do que você pode imaginar: cozinhe uma xícara de aveia em um litro de água. Ponha este caldo em uma banheira, que deve ser completada com água morna. Este banho de imersão é altamente eficiente no combate à coceira causada pelas feridas da doença.
Outro banho bastante indicado para amenizar os sintomas do sarampo é o de folhas de eucalipto. Para prepará-lo, proceda como no caldo de aveia, descrito acima. Durante a manhã, faça um banho de imersão e, imediatamente depois, enxágue o corpo com água fria. Seque a pele delicamente com uma toalha macia.
Vacina e cuidados médicos
Apesar de existirem inúmeras receitas para tratar e aliviar os sintomas desta doença, não esqueça que a vacina ainda é a maior e mais eficiente arma contra ela. Os pais devem estar sempre atentos ao calendário de vacinação dos seus filhos. Lembre-se que o sarampo é uma doença altamente contagiosa – portanto, se alguma criança da escola do seu filho estiver com ela, fique atento.
O principal sintoma visível da enfermidade é a presença de manchas avermelhadas na pele. Diante disso, procure imediatamente orientação médica, mesmo que a pessoa já tenha sido vacinada. Febre, mal-estar, tosse, coriza, inapetência, conjuntivite, manchas brancas na parte interna das bochechas, além de otite, encefalite e pneumonia, podem ser complicações decorrentes do sarampo.