Montar um cardápio para emagrecer que vá fazer de fato você ficar de bem com a balança não é fácil. Mas também não é impossível. A dieta ideal é aquela que alia e agrada seu paladar e, não menos importante, seu bolso.
Não adianta montar um cardápio para emagrecer mirabolante se você não conseguirá mantê-lo por muito tempo. Leve em consideração quais alimentos você gosta e tem condições de colocar no carrinho. Uma opção para economizar é comprar frutas e leguminosas da estação.
Qualidade no cardápio para emagrecer
A base do cardápio para emagrecer deve ter qualidade nutricional. Evite o álcool, reduza o consumo de carne vermelha, prefira carnes brancas, como frango ou peixe, e corte o consumo de glúten e lactose.
Faça seis refeições por dia, iniciando pelo café da manhã, e logo depois faça um lanche. Prossiga com o almoço, lanche da tarde, jantar e, por fim, o lanche da noite.
Prefira pera à maçã, pois ela sacia a fome por mais tempo, além de ser uma fonte importante de fibras. A pera, assim como o abacaxi e a goiaba, tem uma enzima que ajuda na perda de gordura abdominal. Portanto, aliadas indispensáveis no cardápio para emagrecer.
A água é outra aliada importantíssima para o nosso organismo – e parte vital do cardápio para emagrecer. Além de ajudar com a hidratação da pele e dos cabelos, contribui para o bom funcionamento do intestino. Por isso, beba bastante água, pelo menos, dois litros por dia.
Use o chá como seu parceiro nessa busca pela perda de peso. Chá verde e de gengibre são boas opções para beber à tarde ou mesmo depois das refeições. Ambos ajudam na digestão, eliminam a sensação de peso e mantêm o metabolismo acelerado. O que faz com que gastemos calorias mais rapidamente. Então, aposte no chá.
3 sugestões de cardápio para emagrecer
Opção 1: 2 fatias de pão integral + 1 fatia de presunto magro + 1 fatia de queijo minas + 1 xícara de chá verde
Opção 2: fruta (pode ser ½ mamão papaia, 1 rodela abacaxi, 1 ameixa), 1 pote de iogurte desnatado e 2 colheres (sobremesa) de granola light
Opção 3: 1 xícara de café com leite desnatado e meio cacetinho.
– Lanche da Manhã
Opção 1: 1 copo de água de coco
Opção 2: 1 pera ou 1 goiaba
Opção 3: 1 copo de suco de laranja.
– Almoço
Opção 1: 3 colheres (sopa) de arroz integral, ½ concha de feijão sem gordura, ½ prato de leguminosas cruas e cozidas e 1 peito de frango grelhado ou peixe
Opção 2: 1 cumbuca de lentilha, e após o almoço 1 xícara de chá verde ou de gengibre
Opção 3: salada verde à vontade, 1 batata média assada ou cozida e 1 filé de peito de frango grelhado.
– Lanche da Tarde
Opção 1: 3 castanhas-do-pará ou 3 ameixas
Opção 2: 1 fruta
Opção 3: 1 barrinha de cereal sem chocolate.
– Jantar
Opção 1: salada verde (rúcula, alface, agrião), 1 bife grelhado ou 2 ovos cozidos
Opção 2: 1 prato de sopa de legumes
Opção 3: creme de milho; 2 coxinhas de frango cozida e sem pele.
– Ceia
Opção 1: 1 maçã ou 1 pera
Opção 2: 1 iogurte light
Opção 3: 1 copo de leite desnatado.