Você pratica ou gosta de praticar sexo anal, mas sempre sem camisinha? Já está mais que na hora de repensar esse assunto. É muito comum pensar que o sexo seguro serve apenas para o sexo vaginal, no qual há o grande risco de uma gravidez indesejada, mas a camisinha é igualmente necessária também para o sexo anal e até mesmo para o oral.
No sexo anal, estar protegido é fundamental, já que, através dele, uma pessoa corre um risco maior de ser infectado por uma doença sexualmente transmissível, além de alguns tipos de infecções. Isso acontece porque a região do ânus é muito sensível, e facilmente tem os seus tecidos rompidos caso uma pessoa se envolva com sexo anal sem a lubrificação necessária.
Como todos nós sabemos, o ânus difere da vagina e não possui lubrificação natural, por isso, é necessário usar sempre um bom lubrificante à base de água. Veja quais os perigos de fazer sexo anal sem camisinha e qual a importância do sexo seguro.
Sexo anal sem camisinha envolve riscos
Quando se fala em sexo anal, logo vem à cabeça algo mais livre e sem regras. Mas o que acontece é justamente o contrário: para fazer sexo anal é preciso muito mais cuidados, e proteção extra.
A região do ânus possui muitas bactérias, que vivem em harmonia com o organismo e são eliminadas periodicamente. Se estas bactérias afetarem outras regiões do corpo, porém, ou até mesmo entrar em contato com o organismo através de fissuras no tecido anal, podem causar infecções e outros problemas de saúde.
Além disso, se depois de uma penetração anal sem camisinha o homem iniciar uma penetração vaginal, sem qualquer tipo de higienização do pênis, também contribuirá para o surgimento de uma infeção. Mas não é só isso: este é apenas um dos riscos de fazer sexo anal sem preservativo. Conheça, abaixo, mais alguns deles.
Perigos do sexo anal sem camisinha
Gravidez
É claro que, ao ejacular com o pênis dentro do ânus, não há como a relação resultar em uma gravidez. Mas é possível engravidar se o sêmen entrar em contato com a pele entre o ânus e a vagina. Se algumas gotas do sêmen entrarem em contato com a vagina, a gravidez é uma possibilidade.
Aids
Essa é uma outra consideração de risco significativo para os casais que fazem sexo anal sem camisinha. O sexo seguro com camisinha e lubrificante à base de água pode protegê-los da Aids e outras DSTs. O risco de contrair o HIV através do sexo anal com um parceiro infectado é muito alto – então, um preservativo sempre deve ser usado por razões de saúde.
Câncer anal
O sexo anal sem camisinha também pode aumentar o risco de câncer anal, se uma pessoa for infectada por alguns tipos de vírus HPV. O HPV é extremamente comum, mas alguns tipos estão relacionados ao câncer, inclusive o câncer anal. Por isso, não esqueça do preservativo durante a prática do sexo anal.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!