O amor pode ser muito complicado. Ao iniciar uma relação, tudo são flores e borboletas no estômago. Mas se este relacionamento não dá certo e chega a hora decisiva do término, estes sentimentos podem se transformar em nuvens carregadas e muita angústia, principalmente se a pessoa não sabe como acabar a relação de uma maneira respeitosa e amigável.
Como acabar a relação sem traumas
Se esse é o seu caso, ou seja, sabe que o namoro precisa terminar mas não faz ideia de como acabar a relação de forma não traumática, o segredo é se colocar na posição do outro. A empatia é a chave para saber como agir de maneira respeitosa e justa com aquela pessoa com quem você dividiu tantos momentos.
Veja dicas de como acabar a relação e manter a amizade
Seja honesto
Quando você quer terminar com alguém, precisa ter certeza de que você está sendo completamente honesto. Isso significa que você precisa dizer exatamente o que você está sentindo e por que você acha que a relação precisa ter fim.
Seja o mais específico possível, já que você precisa deixar a outra pessoa saber a verdade, para que ela não fique confusa sobre os motivos do término. Por isso, veja o que realmente está errado com o seu relacionamento e diga que este foi o fator chave da sua decisão. Lembre-se sempre: não há como acabar a relação sem ser 100% sincero.
Escolha o momento certo
Se você quer saber como acabar a relação de um jeito amigável, espere o momento certo para isso. Escolha um momento em que ele está estável e não chateado com outra coisa. Se o seu companheiro está tendo problemas de ordem profissional, financeira ou emocional, veja se realmente é justo abandoná-lo naquele momento. Dar um tempo e esperar a poeira baixar pode ser decisivo para manter uma boa relação após o término.
Faça isso pessoalmente
Como acabar a relação de forma justa sem ser pessoalmente? Com toda a nova tecnologia nos dias de hoje, é realmente fácil escrever uma mensagem ou mesmo um e-mail. Você até pode pensar que é uma das maneiras mais fáceis de acabar a relação, mas fazer isso cara a cara é muito melhor, principalmente se você quiser manter algum tipo de amizade depois.
Dessa forma, você será capaz de promover o seu tom, sua atitude e a sua linguagem corporal – afinal, e-mails podem ser interpretados de diferentes maneiras -, e não passará a impressão de estar fazendo pouco caso.
Não escolha um culpado
Durante o término de uma relação, um dos maiores erros é a busca pelos culpados. Isso pode tornar tudo ainda mais doloroso. Quando você julga alguém, esta pessoa tem todo o direito de defesa. Assim, vira uma bola de neve. Deixe claro que os dois têm a mesma responsabilidade pelo fim do namoro.
Dê um tempo
Assim que você explicar os seus motivos e ouvir as considerações de seu parceiro, não prolongue este tempo de conversa. Diga que vocês precisam de um tempo para colocar seus sentimentos no lugar. Se a conversa durar tempo demais, pode tomar rumos que você não deseja, então é melhor evitar que isso aconteça e proponha esse tempo.