Remédios Caseiros

Saia branca: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

Brugmansia suaveolens é o nome científico da saia branca, também conhecida como trombeta e copo de leite. A planta nasce em formato de flor pendente em um arbusto com mais de 2,5 metros de altura. Antiasmática, dilatadora, anticonvulsante, cardiotônica e emética, essa planta é um remédio caseiro muito usado no Brasil – mas deve-se levar em conta sua toxicidade e ação narcótica. Aprenda a fazer remédios caseiros com as folhas, flores e sementes dessa planta.

saia branca

Saia branca traz benefícios, mas deve ser consumida com moderação. Foto: iStock, Getty Images

Remédios caseiros com saia branca

 

1.Asma

Pessoas que sofrem de asma têm o brônquio contraído, impedindo que o ar entre nos pulmões. A saia branca combate essas crises graças às substâncias escopolamina, atropina e hioscina, que inibem as terminações nervosas ao mesmo tempo em que agem como antiespasmódico, relaxando a musculatura.

Ferva um litro de água durante 10 minutos. Depois, despeje a água em uma bacia e acrescente algumas flores da planta. Aproxime sua cabeça e inale o vapor dessa mistura em momentos de crise asmática.

2.Mal de Parkinson

A ação anticolinérgica da saia branca a torna uma boa pedida para tratar mal de Parkinson em casa. O que acontece é que essa propriedade ajuda o organismo a liberar a acetilcolina, mantendo-a equilibrada com a dopamina.

É esse equilíbrio entre as duas substâncias neurotransmissoras que mantém o sistema nervoso funcionando como deve. Ferva 500 ml de água e prepare uma infusão com algumas folhas da flor. Antes de consumir, consulte um médico para saber a medida certa que não vai fazer mal a você.

3.Reumatismo

Doença que afeta os músculos, articulações e tendões, o reumatismo causa inchaço e fraqueza nas áreas atingidas, além de dificultar os movimentos motores. A planta trombeteira é usada nesse caso devido aos seus agentes sedativos e analgésicos, que promovem conforto imediato ao paciente.

Comece separando as folhas e flores do copo de leite. Mergulhe-as rapidamente em água fervente e aplique nas áreas atingidas por 20 minutos. Faça isso uma vez ao dia.

4.Tensão pré-menstrual

Síndrome que precede a menstruação feminina, a TPM causa uma alteração hormonal na mulher que mexe com seu sistema nervoso central. Mudanças frequentes de humor são muito comuns nesse período. Cólicas pré-menstruais também são corriqueiras.

A infusão da saia branca ajuda a manter o sistema nervoso feminino equilibrado, fazendo essa fase passar desapercebida. As cólicas podem ser tratadas com aplicações das folhas quentes da planta diretamente na região do útero.

 

Contraindicações da saia branca

 

Esse é um ponto que merece muita atenção. A saia branca não deve ser consumida indiscriminadamente, mas sim com bastante moderação. Quando ingerida em excesso, pode causar perda de consciência, alucinações delírios, coma e até a morte. Por esse motivo, seu consumo passou a ser controlado pelo Ministério da Saúde, mas como a planta cresce com muita facilidade, o controle é dificultado. É essencial que ela seja consumida sempre respeitando as recomendações médicas.

Em mulheres grávidas, a saia branca é totalmente contraindicada, seja qual for a dose. Também não deve ser consumida no período de amamentação e por crianças de menos de 12 anos de idade. Nessas pessoas, ela pode causar náusea, vômito, garganta seca, taquicardia, diminuição da pupila, pele quente, seca e avermelhada, entre outros sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!