Remédios Caseiros

Aprenda como acabar com as dores do torcicolo

Por Redação Doutíssima 19/11/2014

Você já acordou pela manhã com uma dor de escoço, ficando incapaz de mover a cabeça em qualquer direção? Esse é o principal sinal de torcicolo. O pescoço, devido à sua estrutura, possui uma alta mobilidade, mas quando você se sente meio bloqueado, esses movimentos são limitados e prejudicados, dificultando a realização de várias tarefas do dia a dia.

.

Torcicolo

É possível aliviar rapidamente a dor do torcicolo com métodos naturais e caseiros. Foto: Shuterstock

.

Saiba mais sobre o torcicolo

.

O torcicolo é caracterizado pela dor no pescoço, acompanhada por uma dificuldade para mover o pescoço lateralmente. Essa condição também pode causar dor de cabeça, dor no ombro e até mesmo dores nos braços. As possíveis origens dessa dor são várias.

.

A principal delas é a tensão muscular, ocasionada pela má postura, trabalhar por longas horas sem pausas em uma mesma posição, dormir com o pescoço em uma posição ruim ou forçar o pescoço durante um exercício.

.

A melhor maneira de se livrar de um pescoço dolorido é tentar remédios caseiros simples, que podem funcionar muito bem. Alguns desses métodos naturais podem diminuir a dor e o desconforto, proporcionando relaxamento para o corpo. Veja quais são os melhores remédios caseiros para tratar o torcicolo.

.

Métodos caseiros

.

Gelo

.

O gelo é um dos remédios mais simples para aliviar um torcicolo e qualquer outro tipo de dor muscular. A temperatura fria vai ajudar a reduz a inflamação e aliviar a dor. Coloque alguns cubos de gelo em um saco plástico.

.

Enrole o saco plástico em uma toalha fina. Coloque o pano com gelo em seu pescoço durante 15 minutos. Siga este método a cada duas a três horas, durante as primeiras 24 horas. Jamais aplique o gelo diretamente sobre a pele.

.

Hidroterapia

.

A hidroterapia é um outro remédio muito eficaz para curar um torcicolo. Este método pode ser feito em casa, no chuveiro. A força da água sobre a parte do corpo afetada vai ajudar a reduzir a dor. Coloque a área do pescoço embaixo da água morna por cinco minutos no chuveiro. Mude para água fria e deixe por mais 60 segundos. Repita quantas vezes for necessário.

.

Enquanto a água quente vai aumentar a circulação sanguínea e relaxar os músculos rígidos, a água fria vai ajudar a reduzir a inflamação. Enquanto você estiver no chuveiro, certifique-se de manter o seu pescoço reto – não vire o pescoço em qualquer direção.

.

Vinagre de maçã

.

O vinagre de maçã é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que pode aliviar um torcicolo rapidamente. Além disso, ele possui nutrientes importantes para eliminar a possibilidade de dor relacionada com a deficiência de nutrientes, que também pode causar a rigidez muscular.

.

Mergulhe uma toalha de papel em vinagre de maçã. Coloque-a sobre a parte afetada de seu pescoço e deixe agir por duas horas. Repita duas vezes por dia, até o fim da dor.

.

Exercícios

.

Existem vários exercícios para aliviar a rigidez do pescoço. Eles fortalecem e estabilizam os músculos do pescoço, bem como a parte superior das costas. Além disso, ajudam a reduzir o estresse. Gire lentamente o pescoço em movimentos circulares, no sentido horário, e também no anti-horário.

.

Isso causa um pouco de dor no início, mas logo você já sentirá um alívio. Você também pode mover o pescoço lentamente para trás e para a frente, bem como de lado a lado. Cada exercício deve ser feito cinco vezes por sessão, e três sessões por dia.

 .

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!