Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar calcanhares rachados

Por Redação Doutíssima 11/11/2014

Com a chegada do verão, a tendência é cada dia mais abandonar os sapatos fechados e abusar dos chinelos e sandálias. Mas, para isso, os pés precisam estar em dia. Um dos problemas muito comuns são os calcanhares rachados, que podem deixar a estética dos pés bastante comprometida.

Na maioria dos casos, esta é simplesmente uma questão de estética, que não causa qualquer problema de saúde. No entanto, em casos graves, essas rachaduras podem ser muito profundas e causar dor, desconforto e infecções.

calcanhares-rachados

A dor e incômodo dos calcanhares rachados pode sumir com receitas caseiras. Foto: iStock, Getty Images

O que causa os calcanhares rachados

As rachaduras nos calcanhares podem ser o resultado de questões relacionadas à pele seca ou a condições médicas sistêmicas, como hipotireoidismo e diabetes. Além disso, a falta de zinco, ômega-3, vitamina E, cálcio e ferro, também pode deixar os calcanhares rachados.

Para evitar este problema, é preciso ter uma alimentação balanceada, além de manter seus pés bem hidratados e protegidos de temperaturas extremas. Para tratar os calcanhares rachados, é possível utilizar vários métodos que você pode fazer em casa. Veja quais são os melhores remédios caseiros para o tratamento de calcanhares rachados.

Cure os calcanhares rachados com remédios caseiros

Glicerina e água de rosas

A glicerina é um hidratante altamente eficaz e a água de rosas ajuda a aumentar esses efeitos hidratantes. Para fazer esse tratamento, você vai precisar de agua quente o suficiente para mergulhar os pés, suco de meio limão, uma colher de chá de sal, glicerina e água de rosas.

Misture tudo em uma bacia e mergulhe os pés por cerca de 20 minutos e, em seguida, use uma pedra-pomes para esfoliar suavemente os calcanhares, para remover as células mortas da pele. Com os pés secos, aplique um bom hidratante.

Máscara de frutas

As frutas contêm compostos e enzimas que podem ajudar a suavizar e acalmar os calcanhares rachados. Estes elementos trabalham essencialmente melhorando o aspecto de pele seca, sem prejudicar o tecido saudável, revelando pés mais suaves e macios.

Para isso, faça uma máscara usando uma banana, duas colheres de sopa de óleo de coco e meio abacate. Depois de amassar as frutas e misturá-las ao óleo de coco, aplique a pasta em seus pés e deixe descansar por 15 minutos, antes de lavá-los com água morna. Depois desse tempo, basta secar os pés e usar o hidratante de sua preferência.

Farinha de arroz

A farinha de arroz é um excelente esfoliante caseiro, que pode ser usado para remover a pele morta, causada a partir do ressecamento e rachaduras. Use uma xícara de arroz cru moído e misture com uma quantidade suficiente de mel e vinagre de maçã. Mexa bem até formar uma pasta grossa e adicione uma colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de amêndoas doces.

Depois, mergulhe os pés em uma bacia cheia de água quente por cerca de 10 a 15 minutos e, em seguida, aplique esta pasta em seus calcanhares. Depois é só lavar os pés e usar o seu hidratante preferido.

Óleos vegetais

O azeite, o óleo de coco ou de qualquer outro óleo vegetal hidrogenado pode ser usado para tratar e prevenir os calcanhares rachados de forma eficiente. Isso porque eles podem proporcionar umidade essencial aos pés, para mantê-los hidratados. Primeiro, lave os pés em água morna e use uma pedra-pomes para esfoliá-los.

Depois, aplique um pouco de óleo vegetal nos calcanhares e, em seguida, coloque em um par de meias e deixe assim por algumas horas – é melhor fazer esse método antes de ir para a cama. Repita este procedimento regularmente por alguns dias, até que as rachaduras fiquem bem longe dos seus pés.


Sites parceiros