Quem optou pela dieta sem glúten, seja por estratégia de emagrecimento ou por necessidade, não precisa banir da mesa todas as delícias da gastronomia – como uma boa lasanha. Gostou da ideia? É possível fazer uma lasanha sem glúten tão saborosa quanto a receita tradicional.
Escolhemos duas receitas muito simples de massas sem essa proteína, que é prejudicial para quem sofre de doença celíaca ou para quem quer emagrecer, que rendem uma saborosa lasanha. Depois, é só caprichar na criatividade para o recheio.
Massa para lasanha sem glúten com panquecas
Ingredientes:
1 copo de 250 ml com maisena
2 ovos
1 copo de 250 ml de leite –se desejar, pode fazer com leite sem lactose
Sal a gosto.
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns instantes até a massa ficar bem homogênea. Para conseguir que as panquecas fiquem todas de tamanhos semelhantes, use um pires ou uma concha pequena para medir a quantidade que será colocada na frigideira.
Use uma panela antiaderente e, se necessário, um fio de óleo para fritar a massa. Coloque a medida de massa na frigideira, em fogo baixo. Tampe por alguns instantes. Vire a massa e deixe dourar um pouquinho.
A panqueca não deve ficar nem muito fina, que quebre ao virar, nem muito grossa, que fique crua por dentro. Vá colocando todas as massas em um recipiente para a montagem da lasanha sem glúten.
Massa de lasanha sem glúten com farinha especial
Ingredientes para preparar a farinha:
Para a farinha preparada, você deve misturar bem 3 xícaras de chá de farinha de arroz, ½ xícara de chá de polvilho doce e 1 xícara de chá de fécula de batata. Esse preparado rende cerca de 500 gramas de farinha.
Ingredientes para a massa de lasanha sem glúten:
500 gramas da farinha preparada
5 ovos
5 colheres de sopa de azeite (pode ser o de oliva ou o de sua preferência)
Água para dar liga da massa.
Modo de Preparo:
Coloque a farinha em uma bacia, acrescente os ovos e o azeite. Comece a misturar e vá acrescentando a água para dar o ponto. Sove bem. Quando a massa não grudar mais nas mãos e estiver em consistência firme, separe-a em partes e coloque sobre uma superfície polvilhada com a farinha preparada. Abra com um rolo e corte os retângulos.
Coloque no fogo uma panela de água com um fio de azeite e um pouquinho de sal. Com a água fervendo, ponha as massas e mexa com cuidado para não grudarem. Ferva por mais ou menos 1 minuto. Retire do fogo e parta para a montagem da lasanha sem glúten.
Sugestão de recheio
Para o tradicional recheio bolonhesa da lasanha sem glúten, refogue a carne moída com cebola, alho e sal e acrescente o molho de tomate. Faça também um molho branco ou use requeijão para intercalar nas camadas.
Aí coloque uma camada de massa, outra com o molho bolonhesa e o requeijão e uma camada de queijo mussarela e vá repetindo a operação. Por fim, cubra a última camada de recheio com a massa e, sobre ela, coloque o molho branco ou requeijão e fatias de queijo. Leve ao forno médio pré-aquecido até gratinar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!