Remédios Caseiros

Acabe com a fatiga mental com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 20/11/2014

Aquela sensação de cansaço ou uma frequente falta de energia para realizar as atividades podem não ser tão simples quanto aparentam. Em muitos casos, esse é um sinal de alerta do seu organismo para a fatiga mental. Em estágios mais avançados, ela pode desencadear outras doenças, mas também é possível preveni-la com remédios caseiros.

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Métodos caseiros podem ser boa ideia para acabar com a fatiga mental. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a fatiga mental

Fatiga mental pode ser descrita com um cansaço físico e mental e atinge tanto crianças quanto adultos. Entre as suas principais causas estão a anemia, depressão, o uso de medicamentos sedativos, distúrbios do sono, consumo frequente de bebidas alcoólicas, entre outras razões. Ela também é comum em pessoas que sofrem de câncer, diabetes e doenças renais.

O tratamento da fatiga mental inclui, basicamente, relaxamentos, sessões de meditação e atividades de lazer. Somado a isso, também é importante manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas frequentemente e dormir oito horas por dia.

Os primeiros sintomas são comuns aos da gripe, por isso é importante consultar um médico se o problema persistir. Porém, alguns remédios caseiros também são muito eficientes para prevenir o problema. Veja abaixo algumas receitas.

Conheça 5 remédios caseiros para tratar a fatiga mental

Cenoura e beterraba

A receita deste suco é ótima para combater a fatiga mental, pois ambos alimentos são ricos em ferro, que dá mais energia ao corpo. Separe uma cenoura média e aproximadamente 70 g de beterraba. Pique os ingredientes e bata no liquidificador, adicionando água. Tome a mistura todos os dias, ao levantar, e poderá perceber os resultados em até duas semanas.

Acerola

Rica em vitamina C, ferro, potássio e fósforo, a acerola é um dos melhores alimentos quando se trata de combater a fatiga mental. Misture uma grama do pó de raiz da planta em uma xícara de água. Deixe ferver, tampe e deixe a infusão em repouso por 10 minutos. Coe e beba até quatro xícaras por dia.

Guaraná

Muito recomendado contra a fatiga mental, o guaraná é um ingrediente estimulante que diminui o estresse e a ansiedade. O produto também pode ser um aliado dos estudantes, em épocas de provas. Misture uma colher de sopa do xarope de guaraná com 50 g de polpa de açaí e 10 g de catuaba em pó. Misture todos os ingredientes no liquidificador e pode adoçar a gosto. Beba até duas vezes por dia.

Chá verde

Além de ser antioxidante, a erva tem o poder de ativar a energia mental e física do organismo. Ferva uma colher de sopa do chá em uma xícara de água e beba pelo menos duas vezes ao dia.

Batata

O alimento é rico em potássio, que age diretamente nos impulsos nervosos e pode impulsionar a disposição física. Por esse motivo, ela também é conhecida como um tônico natural. Para aproveitar melhor suas propriedades e benefícios, fatie uma batata crua em rodelas, com casca. Deixe-as de molho em um copo d’água durante toda a noite e beba esta água pela manhã.

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