Amor e Sexo

Deixar de amar: veja os sinais que indicam o fim

Por Redação Doutíssima 28/12/2014

Você está naquela fase do relacionamento em que não sabe se segue adiante ou se para por aí? Você não garante mais, sem pestanejar, que quem está com você é o grande amor da sua vida? Bom, talvez você esteja com um sintoma de uma síndrome chamada “deixar de amar”.

deixar-de-amar

Vários sinais indicam que o amor acabou entre o casal. Foto: iStock, Getty Images

Terminar um relacionamento não é nada fácil, mas insistir numa relação sem futuro pode ser ainda pior. O ideal é que, antes de qualquer atitude definitiva, você faça um balanço da relação, pesando cada ponto que pode, ou não, ser um indício do fim. Separamos alguns destes indícios para ajudar você a chegar a uma conclusão sobre o sentimentos do casal.

Quando deixar de amar é inevitável

Estão discutindo por motivos bobos e passam mais tempo envolvidos em brigas do que em conversas harmoniosas? Faça as contas e coloque os fatos num papel. Próxima questão: a vida sexual permanece a mesma? Depois de anos convivendo com a mesma pessoa, o desejo sexual dá uma reduzida. É química, e a ciência explica isso.

Muitas vezes isso não é a mesma coisa que deixar de amar, mas esses podem ser dois fortes sinais de que o relacionamento está no final. Geralmente, nesse momento a irritação com o parceiro é frequente – mais um forte indício. Se você não consegue ficar cinco minutos com ele sem pensar, no seu íntimo, nos seus defeitos, isso quer dizer que você não deseja passar o resto da vida com ele.

E isso pode acontecer mesmo sem brigas. Se o namorado teve que fazer uma viagem a trabalho por uma semana e não rolou saudades, se você não contou as horas para a volta dele, se ele chegou em casa e não deu vontade de dar um beijo sequer, ou se o beijo foi automático e sem intensidade, fique atenta. E se você está se sentindo bem melhor sem ele por perto, então isso é deixar de amar, não duvide.

E tem mais sinais. Lembra quando começaram a relação, que você se arrumava durante horas para esperá-lo? Isso não acontece mais? Nem uma maquiagem, nem cabelo, unhas ou um simples batom para quebrar o gelo?

É, se hoje você não se preocupa mais com isso a situação está delicada. Uma coisa que não se pode negar é que uma pessoa apaixonada ama a si própria ao mesmo tempo e com a mesma intensidade. Ao deixar de amar o outro, automaticamente também esfria o sentimento próprio.

Ao deixar de amar, termine o relacionamento

Deixar de amar também pode ter outros sinais claros, como o desgaste emocional que ocorrem a cada final de discussão, as pequenas coisas do parceiro que conseguem irritar você, a angústia de pensar em ficar sozinha por muito tempo com o outro, o ciúme excessivo, que definitivamente não é sinônimo de amor – uma vez que não há quem queira passar a vida toda ao lado de alguém que vê traição em todos os lados e a todo momento.

E por fim, se somado a todo o restante, há ainda a violência doméstica. Se ela aconteceu é porque está mais do que na hora de colocar um ponto final no relacionamento. Deixar de amar é isso, um ou mais desses sintomas. Se você identificou-os na sua vida, parta pra outra. Se não for o caso, aí você precisa apenas mudar sua postura e reanimar a relação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!