Amor e Sexo

Casais liberais: conheça as vantagens e desvantagens do relacionamento aberto

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

Está aí um tema bastante polêmico, que tem seus defensores e também quem condena veementemente: os casais liberais, ou seja, aqueles que optam por um relacionamento aberto. Você toparia manter um relacionamento sério com a pessoa que acredita ser a certa para você, mas ao mesmo tempo dividi-la com outros?

Você pode até responder que sim, mas a questão está longe de ser simples. Para que esse tipo de relação funcione, sem mágoas e brigas, é preciso que ambas as partes mantenham a mente aberta, dialoguem sempre que houver alguma dúvida e, acima de tudo, tenham muita confiança entre si.

casais-liberais

Um relacionamento aberto tem tantas vantagens quanto desvantagens. Foto: iStock, Getty Images

Por mais incrível que possa parecer para os conservadores de plantão, existem vários casais liberais que atualmente mantém um relacionamento aberto, no qual seus parceiros podem se relacionar com outras pessoas, emocional e sexualmente.

Esses casais acreditam que tal relação tem tudo para dar acerto, afinal não traz consigo vários dos vícios dos namoros tradicionais, como o medo da traição, a impossibilidade de viver outros romances, a falta de liberdade e os ciúmes excessivos.

Na teoria é algo que realmente pode dar muito certo, mas definir como esse relacionamento funcionará é uma tarefa necessária, para determinar limites e deixar bem claro cada ponto que possa gerar desentendimentos futuros. Se você cogita essa possibilidade em sua relação amorosa, veja alguns prós e contras de aderir ao grupo de casais liberais.

 

Vantagens dos casais liberais

 

Aprendizado

Você lembra de quando terminou uma relação e pensou no quanto aprendeu com ela, seja positiva ou negativamente? Pois então. Casais liberais mantêm seu relacionamento fixo, porém cada um pode sair com outras pessoas. Sendo assim, você terá mais relacionamentos e, portanto, aprenderá com cada uma dessas pessoas, conhecendo coisas novas, adquirindo experiência e aprendendo o tempo todo.

Liberdade e sossego

Uma das grandes vantagens para quem busca um relacionamento aberto é a liberdade. Desde que combinado previamente, você poderá sair com outras pessoas sem sentir culpa, sem se preocupar com ciúmes, sem ter que esconder nada de ninguém e, portanto, viverá menos preocupado.

Sexo diferente

Relacionando-se com terceiros, o sexo também acaba evoluindo e ficando melhor. Além do mais, é possível praticá-lo com mais de uma pessoa, convidando alguém que você conheceu para transar com você e seu parceiro fixo. Isso só é possível nesses relacionamentos porque ambas as pessoas são liberais. Aproveite para envolvê-los em suas fantasias e desfrutar do prazer como nunca.

 

Desvantagens dos casais liberais

 

Ser o centro das fofocas

Quem souber o tipo de relacionamento que você possui certamente irá fazer algum comentário com alguém. Isso acaba virando fofoca e, mesmo que você não ligue, piadas maldosas, comentários julgadores e apontamentos desnecessários acabarão lhe afetando.

Sem exclusividade

Uma vez que você tem liberdade, seu parceiro também terá. E isso significa vê-lo na companhia de outras pessoas, o que pode ser bem frequente, e sem a necessidade de dar qualquer satisfação.

Ser trocado

O fato de se relacionar com outras pessoas abre a possibilidade de um dos envolvidos se apaixonar por alguém mais. Assim, é possível que uma das vantagens dos casais liberais acabe por desfazê-lo.