Amor e Sexo

Conheça o exercício de kegel, uma prática que aumenta a libido e diminui a cólica menstrual

Por Redação Doutíssima 02/01/2015

Pouca gente sabe, mas não são apenas os músculos dos braços, pernas e abdômen que precisam ser exercitados. Você já ouviu falar nos exercícios de kegel? Eles são específicos para trabalhar com os músculos do assoalho pélvico, que sustentam útero, bexiga, intestino delgado e reto, e com isso trazem muitos benefícios para a saúde, além deinfluenciar positivamente a sua vida sexual.

Apesar de serem comumente indicados para mulheres, esses exercícios também podem ser praticados pelos homens, que beneficiam-se e muito com esta prática. As séries de exercícios foram criados pelo ginecologista Arnold Kegel, que desenvolveu a técnica para o tratamento de mulheres que sofriam com incontinência urinária.

 

kegel

Exercícios acabam com a incontinência urinária e aumentam o prazer. Foto: iStock, Getty Images

Durante o tratamento, porém, as mulheres começaram a relatar um efeito colateral surpreendente: as atividades começaram a tornar a vagina muito mais sensível durante a relação sexual.

Isso intrigou médico, que, posteriormente, descobriu que fazendo os exercícios é possível fortalecer um músculo do grupo que forma a plataforma orgásmica. Com o tempo, foram descobertos mais e mais benefícios trazidos pela série de exercícios, que são bastante usados desde 1948.

 

Importância dos exercícios de kegel

 

Muitos fatores podem enfraquecer os músculos do assoalho pélvico, incluindo gravidez, parto, cirurgia, envelhecimento e excesso de peso. Por isso, caso você tenha verificado algum tipo de vazamento de gotas de urina enquanto espirra, ri ou começa a tossir, tem um desejo forte e súbito de urinar e muitas vezes não consegue segurar, ou então possui algum tipo de incontinência fecal, os exercícios de kegel podem ser a solução.

Essas práticas podem ser feitas durante a gravidez ou após o parto, para tentar prevenir a incontinência urinária, e também são úteis para as mulheres que têm dificuldade persistente em atingir o orgasmo. Além disso, o exercício regular do assoalho pélvico ajuda no alívio de cólicas menstruais. Mas como em qualquer tipo de atividade de musculação, se feita de forma errada, você pode agravar o problema que está enfrentando.

 

Como fazer os exercícios de kegel

 

Muitas pessoas que começam a fazer exercícios de kegel, com alguma frequência, não encontram os músculos certos. Para identificar os músculos do assoalho pélvico, pare de urinar no meio do processo. Você sentirá, durante esta ação, o movimento de alguns músculos, que serão os mesmos que devem ser trabalhados durante este tipo de exercício.

Agora que você já conhece quais são os músculos do assoalho pélvico, você pode fazer os exercícios de quando e onde quiser. Para isso, basta apertar a musculatura e manter a contração por cinco segundos, e relaxar depois deste tempo. Repita essa ação por quatro ou cinco vezes, sempre mantendo os músculos contraídos por 10 segundos e relaxados pelo mesmo tempo.

Para obter melhores resultados, o foco deve estar na contração dos músculos do assoalho pélvico, por isso, tenha cuidado para não flexionar os músculos em seu abdômen, coxas ou nádegas.

Além disso, evite prender a respiração – você deve respirar livremente durante os exercícios. Você deve fazer três séries com 10 repetições por dia e, depois de algum tempo, perceber todos os benefícios dos exercícios de kegel em sua vida.