Clínica Geral

Tendinose e tendinite não são a mesma coisa. Saiba as diferenças

Por Redação Doutíssima 05/01/2015

É muito comum que se confunda tendinite com tendinose. Tendinose tem como característica específica microrrupturas nos tendões, mais especificamente onde o tendão se une ao osso. Já a tendinite é uma inflamação localizada na região dos tendões.

Os tendões são responsáveis pela articulação do nosso corpo e se localizam nos ombros, pulsos, joelhos e calcanhares, por exemplo. Como sei se estou com tendinite ou tendinose? Você não sabe.

tendinose

Entenda a diferença e aprenda a se tratar e a prevenir as complicações. Foto: iStock, Getty Images

Tendinose é diagnosticada por médico

Só quem poderá dar um diagnóstico correto se você tem tendinose é o seu médico após um levantamento dos hábitos que você tem, como a postura no trabalho, por exemplo. Por ocorrer leves rupturas nos tendões em quadros de tendinose o corpo reage imediatamente buscando reparar os danos causados naquela região.

Porém, em alguns casos a tendinose pode ser a evolução da tendinite e isso pode provocar cicatrizações defeituosas e por fim acarretar uma ruptura total do tendão.

Sintomas da tendinose

Apesar de o diagnóstico ser um pouco mais complicado de ser feito pelo próprio paciente, você pode ficar atenta a algumas situações que podem indicar a ocorrência do problema:

  • Desconforto e limitação dos movimentos da articulação atingida
  • Queimação
  • Inchaço
  • Formigamento
  • Matrizes de colágeno danificadas (podem ser observadas somente após exame de raio x ou ultrassonografia).

Sintomas da tendinite

Aprenda a diferenciar os sinais da tendinose e da tendinite, que se manifesta da seguinte maneira:

  • Dores nas articulações
  • Dificuldade para movimentação
  • Formigamento
  • Inflamação.

A dificuldade de movimentação tanto na tendinite quanto na tendinose pode levar a formação de edemas. E o que são edemas? Edemas são acúmulos de líquidos que podem vir a comprimir o nervo causando inchaços e dores na região.

Especialistas apontam a competitividade no trabalho como uma das causas desse crescente surgimento de desconfortos físicos.

Prevenção

E como em qualquer outra situação que pode levar a uma patologia, os médicos recomendam que se tenha hábitos saudáveis. Evite o esforço repetitivo que pode provocar estresse muscular. Faça atividades físicas. O sedentarismo aliado à má postura pode levar a lesões graves e essas lesões não ocorrem somente nas articulações.

Existem outras lesões provocadas pela má postura, desvios na coluna, por exemplo. Fique atento a sua postura. Faça pausas de dez minutos ao longo do dia para realizar alongamentos e assim aliviar um pouco a tensão dos seus tendões.

 

E o tratamento?

O tratamento dependerá de cada caso. Primeiro, o médico procura localizar o que desencadeou esse quadro clínico de dor. Após isso, ele poderá indicar analgésicos e fisioterapia. Os analgésicos ajudarão na diminuição da dor e desconforto para que seja possível dar prosseguimento ao tratamento.

A fisioterapia, de médio a longo prazo, auxilia na reeducação da postura do paciente e fortalecimento das articulações e com isso ocorre diminuição do desconforto causado pela dor.

Entretanto, se houver ruptura do tendão somente com intervenção cirúrgica poderá ser corrigido o problema e mesmo assim o tendão perderá um pouco da força e mobilidade. Portanto, mantenha-se atento a vícios de postura no trabalho e em sua residência.

Esses estresses das articulações precisam de um diagnóstico e acompanhamento médico correto. Fique atento a qualquer alteração que provoque desconforto a realizar certos tipos de atividades durante o seu dia, pois essas alterações podem ser um alerta que o seu corpo está enviando a você.