Exercícios

Aprenda a fazer exercícios para afinar a cintura

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

Os exercícios para afinar a cintura são muito mais importantes do que apenas ajudar na busca pelo corpo perfeito. Eles auxiliam na perda de peso e na consequente redução da gordura e da flacidez abdominal, que é excelente para a coluna, uma vez que é a região da cintura e do abdômen é responsável pela sustentação da coluna.

 

exercicios para afinar a cintura

Eles servem para ajudar a manter a postura e a coluna reta. Foto: iStock, Getty Images

 

Para que haja resultados, tanto estéticos quanto para a saúde, já que previnem as dores nas costas, os exercícios para afinar a cintura devem ser praticados regularmente, pelo menos três vezes por semana, e sempre aliados com atividades aeróbicas, como bicicleta, corrida ou caminhada.

Os exercícios para afinar a cintura são fáceis de praticar e não exigem o uso de nenhum aparelho específico. A única recomendação é quanto à execução, pois eles devem ser feitos corretamente, se não podem prejudicar no lugar de ajudar.

Exercícios para afinar a cintura não fazem milagres

 

Sozinhos, os exercícios para afinar a cintura não conseguem cumprir o mais almejado pelas mulheres. Não adianta de nada você se esforçar fazendo abdominal, por exemplo, se você comer carboidratos em todos as refeições e consome bebida alcoólica regularmente.

Ter uma cintura fina significa abrir mão de certos hábitos e manter uma dieta equilibrada, evitando açúcar, sal e frituras.

Aprenda a fazer exercícios para afinar a cintura 

 

Abdominal


Os abdominais são os exercícios para afinar a cintura mais eficazes que existem, mas também são os mais “chatinhos” de fazer. Supere os preconceitos, pegue um colchonete e mãos à obra.

Exercício 1

Deite de barriga para cima e com as pernas retas. Este exercício consiste em fazer abdominais cruzados, ou seja, faça sua mão esquerda alcançar seu pé direito, para isso, flexione-os durante o movimento. Faça 3 séries de 20 repetições, alternando os dois lados.

Exercício 2

Deitada no colchonete, coloque as duas mãos atrás da cabeça e dobre as pernas, cruzando uma sobre a outra. Depois leve o tronco para cima até a perna cruzada. Faça o movimento dos dois lados em 3 séries de 20 repetições.

Exercício 3

Para a execução deste exercício é preciso ter uma bola de Pilates. Sente-se sobre a bola, apoiando as costas na bola. Afaste um pouco as pernas e traga o troco para frente, contraindo os músculos dos abdômen. Faça 3 séries de 20 repetições.

Giro com bola

 

Para fazer este exercício você vai precisar de uma bola qualquer, como de vôlei ou futebol, por exemplo. Fique em pé e abra as pernas na largura dos quadris. Dê um passo para frente e flexione a perna num ângulo de 90 graus, com a outra perna desça com o joelho quase até o chão.

A bola deve ser segurada até a altura do peito, com as duas mãos. Gire o tronco para um lado e para o outro. Faça 3 séries de 20 repetições, depois troque a posição das pernas.

Flexão de joelhos

 

Esse é daqueles exercícios para afinar a cintura que contribuem para tonificar outros membros. Fique de joelhos sobre um colchonete e dobre lentamente os cotovelos até que o tronco praticamente encoste no solo. Faça 3 sessões de 30 segundos cada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!