Remédios Caseiros

Embaúba: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 22/01/2015

A vegetação brasileira é rica em plantas medicinais, e uma delas é a embaúba. Nativa da América do Sul e das Índias Ocidentais e Central, é uma arvore de rápido crescimento e vida curta, que surge nas margens de rios. Tem folhas grandes com uma haste oca, e carrega uma fruta cilíndrica com carne macia e doce.

embaúba

Combate à asma está entre os principais desta árvore bastante usada por indígenas. Foto: iStock, Getty Images

As tribos indígenas da Amazônia usam a embaúba por suas propriedades tipicamente anti-inflamatórias, reumáticas, renais e pulmonares – pode tratar quadros de asma, assim como o diabetes, e também tem sido utilizada para feridas na boca e na língua.

Embaúba é muito usada por indígenas

 

Os povos indígenas da Guiana, por sua vez, embrulham as grandes folhas da árvore em torno de fraturas ósseas, contusões e feridas, bem para desinfetar a genitália e aliviar a dor após o parto.

Esta planta possui uma rica composição química, pois sabe-se que ela contém glicosídeos, lipídeos, alcaloides, flavonoides, taninos, triterpenos, polifenóis, esteroides e resinas. Assim, ela é um ótimo supressor da tosse, antiasmático, descongestionante, antiespasmódico, cardiotônico, além de anti-hemorrágico, antiviral e antisséptico.

Seus usos mais comuns podem ser vistos na cura da asma, dos sangramentos, da bronquite, do câncer, da doença de Chagas, da tosse, da congestão, da diabetes, da diarreia, da disenteria, do edema, da gripe, da gonorreia, e de problemas cardíacos, hemorragias, hemorroidas, hipertensão, malária, doença de Parkinson, pneumonia e reumatismo.

Outras indicações de uso da embaúba são contra picada de cobra, úlceras, insuficiência urinária, distúrbios do trato urinário, corrimento vaginal, verrugas, feridas, e como um expectorante.

Por isso, se você encontrar uma embaúba, é melhor levar algumas folhas para casa, já que isso pode se tornar um ótimo remédio caseiro para alguma destas condições. Veja como usá-la como um tratamento para muitas condições de saúde.

Remédio caseiro mais comum é o chá de embaúba

 

O remédio caseiro mais comum usando a árvore é o chá feito de suas folhas. Ele pode ser usado em todos os tratamentos. Você vai precisar de duas colheres de folhas e um litro de água fervente.

Coloque a água sobre as folhas e aguarde a infusão. Depois é só coar e beber uma xícara de chá de três vezes ao dia. Você também pode usar o chá da planta para compressas, em caso de problemas de pele ou para banhos, aproveitando as suas qualidades curativas e antissépticas.

Aprenda a fazer o suco

 

Outra forma de usar a embaúba é fazendo um suco com suas folhas. Você deve usar cerca de duas colheres de folhas para um copo de suco. É possível acrescentar algum tipo de fruta para melhorar o sabor e tornar este suco parte de sua dieta. Geralmente, este suco é utilizado em casos de tosse e outros problemas respiratórios.


Utilização da pomada

 

Para utilizar as propriedades medicinais desta árvore para a pele, além do chá para fazer compressas sobre a área afetada, você pode fabricar uma pomada caseira e aplicar sempre que necessitar.

Para isso, você vai precisar de folhas da embaúba e gordura animal. Basta triturar as folhas, ou amassar em um pilão, e misturar com a gordura. Este método pode ser muito eficaz no tratamento de hemorroidas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!