Originária da Polinésia, a kava kava é uma planta herbácea cujas raízes são moídas até virarem uma pasta, que finalmente é adicionada à água e que dá origem a uma das bebidas com efeitos tranquilizantes mais antigas de que se tem notícias.
Entretanto, não é apenas esse o benefício que a piper methysticum, nome científico e em latim da planta e que significa pimenta intoxicante, pode trazer à saúde do ser humano.
Propriedades da kava kava
Quer conhecer um pouco mais sobre os benefícios da planta para a saúde? Confira abaixo alguns deles. Você vai observar que para áreas muito específicas de sua rotina há lugar para inserir o hábito de consumo desta erva.
1. Redução da ansiedade
Esse é o uso clássico da kava kava. A planta possui um efeito relaxador, que aumenta o ânimo da pessoa e, por essa razão, é muito utilizada quando se quer, naturalmente, aliviar a ansiedade.
Trata-se de um benefício à saúde já comprovado cientificamente – em 2003 foi publicada uma pesquisa no Canadian Medical Associatio Journal, segundo a qual erva pode ser considerada um efetivo remédio para a ansiedade. A sugestão é que se ingira aproximadamente 100mg de seu extrato, de 2 a 3 vezes por dia.
2. Melhora o sono
Sofrer de insônia pode alterar a qualidade de vida do indivíduo e gerar complicações. O uso da kava kava, porém, pode solucionar o problema. Essa é a conclusão de um estudo realizado em 2005, que foi publicado no Journal of Psychopharmacology, feito com pessoas que tiveram a insônia induzida pelo estresse.
A pesquisa demonstrou que o consumo da kava kava conseguiu melhorar o sono dessas pessoas e, quando combinada a planta valeriana, os resultados foram ainda mais satisfatórios para acabar com a condição.
Não bastasse isso, a planta também pode ser utilizada por pessoas que estão deixando de tomar medicamentos para dormir, como uma fuga para as síndromes de abstinência que elas podem vir a passar.
Outros benefícios da kava kava
Embora não estejam listados como os benefícios clássicos da erva, alguns estudos revelam que ela não é benéfica apenas para tratar a ansiedade ou melhorar a qualidade do sono. Realmente, pesquisas indicam que a planta pode ter efeitos analgésicos, sendo excelente para o tratamento de dores musculares.
Além disso, há relatos de que a planta seria benéfica também para o tratamento de condições de saúde mais graves, como a tuberculose, e até mesmo para amenizar os sintomas do câncer.
Efeitos colaterais
É preciso ter cuidado ao usar esta planta. Pessoas que tomam remédios com efeitos sedativos, por exemplo, não devem combiná-los com o uso da planta, já que isso pode causar sonolência em excesso e até mesmo a diminuição dos reflexos naturais da pessoa.
Além disso, algumas pesquisas revelam que ingerir a bebida feita desta erva pode causar reações alérgicas no organismo humano, como coceira de pele, urticária, erupções cutâneas. Consumida em excesso, a planta é capaz de causar inflamação da boca e da garganta, além de dificuldades para respirar.
Portanto, antes de fazer o uso da kava kava como um remédio natural, é interessante consultar o seu médico para que ele possa indicar a melhor forma de consumir essa planta.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!