Remédios Caseiros

Veja como tratar a dermatite com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

A dermatite é uma doença que causa inflamações nas camadas superficiais da pele. Alguns dos sintomas são vermelhidão, inchaço, coceira intensa, descamação, bolhas e pústulas. Hereditária e não contagiosa, ela não tem uma causa certa, variando de acordo com o tipo da inflamação. Aprenda receitas caseiras, fáceis e rápidas, que irão lhe ajudar a tratar esse mal.

dermatite

Você pode tratar as lesões da dermatite com uma série de remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Compressas podem aliviar os sintomas da dermatite

Comece preparando uma compressa com a malva, planta medicinal que diminui e trata erupções cutâneas causadas pela dermatite. Em uma panela pequena, ferva uma colher (sopa) de folhas secas de malva em meio litro de água por alguns minutos. Escolha uma toalha ou pano de sua preferência, molhe no preparado de malva e coloque sobre a área afetada, deixando de 10 a 20 minutos. Repita o processo uma vez por dia.

Outra compressa que pode ser feita é à base de aveia. O cereal, além de proporcionar hidratação, alivia a coceira e diminui a dureza da pele. Separe meia xícara de aveia e um litro de água. Leve ao fogo os ingredientes e deixe ferver.

Quando a mistura já tiver esfriado, embebede o pano ou toalha e aplique sobre as feridas por cerca de 20 minutos. No banho, é só acrescentar duas xícaras de farinha de aveia em uma banheira com água morna.

Plantas medicinais combatem a dermatite

A babosa, também conhecida como aloe vera, é outro remédio natural que atua contra a dermatite, ajudando na hidratação e regeneração da derme, enquanto ameniza o comichão e coceira. Abra a folha do vegetal, depois passe o gel extraído sobre as inflamações. Refaça isso todos os dias.

Se a sua dermatite aparece no couro cabeludo, provocando coceira, escamação e bolhas, uma opção é o tratamento com óleo de lavanda. Basta misturar algumas gotas de lavanda em uma porção pequena de óleo vegetal. Feito isso, esquente o líquido até amornar, retire do fogo e aplique no couro cabeludo delicadamente, massageando. Deixe agir por toda a noite e lave o cabelo pela manhã.

Um composto com os óleos de alfazema, hamamélis e hortelã pode ser usado para tratar sua infecção cutânea. A hamamélis possui uma ação anestésica, aliviando a dor e a irritação, o hortelã refresca a pele e a alfazema age como analgésico, bactericida e antisséptico.

Em uma vasilha de vidro junte 30 ml de extrato e hamamélis, 20 gotas de óleo essencial de hortelã e 20 gotas de óleo essencial de alfazema. Misture e aplique com um algodão nas áreas afetadas.

Argila e prevenção

Rica em minerais e enzimas, a argila melhora a circulação, ao mesmo tempo em que remove as células mortas e absorve as toxinas da pele. Prepare um creme com duas colheres (sopa) de argila cosmética, 30 mg de gel de aloe vera e duas gotas de óleo essencial de hortelã pimenta. Misture até que obtenha uma pasta. Passe na região infeccionada e deixe agir de por 10 minutos, enxaguando em seguida.

Evitar situações de estresse e banhos longos e quentes são algumas das dicas para quem quer prevenir ou diminuir o problema com dermatite. Se secar bem depois do banho e hidratar a pele, seja com creme ou óleo, também é essencial. Alimentos gordurosos e bebida alcoólicas em excesso pioram os sintomas. Se o problema estiver causando muito incômodo, procure um dermatologista.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!