Quem tem metabolismo lento não consegue emagrecer, mesmo fazendo exercícios físicos regularmente e mantendo uma dieta balanceada. O resultado disso você já sabe: gordura localizada, aumento de peso, intestino preso, irritação, azia e dor de cabeça frequente e, em alguns casos, sonolência.
Fazer seu metabolismo trabalhar de maneira mais acelerada é mais fácil do que você pensa. A alimentação deve ser sua aliada neste momento.
Metabolismo lento e o desconforto abdominal
Ter um metabolismo lento reflete, primeiramente, no nosso processo digestivo. Isso significa que, logo ao comer, seu organismo levará mais tempo para iniciar a digestão, o que provoca uma produção excessiva de gases no intestino. Isso resulta em prisão de ventre, barriga inchada e dor abdominal.
Em alguns casos, o metabolismo lento pode até provocar ânsia de vômito e dor na boca do estômago. Essas são situações mais graves, que exigem a busca do médico para iniciar um tratamento mais agressivo.
Causas para o metabolismo lento
Exercícios físicos cumprem papel fundamental na nossa saúde. Fazer musculação, natação, caminhada ou qualquer outra atividade contribui para a renovação e fortalecimento no nosso tecido muscular, algo vital para manter nosso metabolismo acelerado.
Pesquisas recentes mostram que o metabolismo fica lento, principalmente, quando há perda muscular, por isso, quanto mais velhos ficamos, mais difícil é perder peso. Se você quer passar longe de um metabolismo lento, coloque na sua rotina diária uma atividade física. Trinta minutos de exercícios são o suficiente para ser corpo se manter acelerado.
Alimentos para tratar metabolismo lento
Os alimentos também mexem com o metabolismo lento. Priorize ingerir alimentos termogênicos, ou seja, aqueles capazes de aumentar o gasto calórico durante o processo digestivo. Confira uma lista com cinco alimentos que estimulam a termogênese.
1. Água
A água tem papel fundamental na hidratação do nosso organismo, além de dar sensação de saciedade. Ela faz o intestino funcionar e favorece a perda de peso. Beba, ao menos, dois litros por dia.
2. Maçã
Além de ter pouca caloria, a maçã ajuda a acelerar o metabolismo. Rica em fibras e água, essa fruta faz o intestino funcionar melhor.
3. Pimenta
Muito comum na culinária nordestina e dos estados do sudeste, a pimenta não é muito utilizada no restante do país. O que é uma pena. Esse alimento, além de ter função cicatrizante, promove a aceleração do metabolismo assim que entra pela boca.
4. Gengibre
Essa raiz de aspecto um tanto estranho tem uma substância chamada gingerol e é ela que promove o gasto calórico, devido a sua ação termogênica. Você pode usar o gengibre como tempero ou, ainda, como chá.
5. Chá verde
Com ação oxidante, o chá verde é um excelente aliado para quem precisa acelerar o metabolismo. Beba de duas a três xícaras ao longo do dia, mas evite beber antes de dormir, pois ele tira o sono.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!