Já pensou em perder peso em uma aula de samba? Assim como qualquer tipo de dança, o samba é ótimo para perder calorias. Em apenas uma hora, é possível eliminar até 600 calorias, além de ser um excelente exercício cardiovascular.
Como este ritmo exige muito das pernas e do abdômen, com aulas regulares e frequentes, é possível ficar com pernas torneadas, bumbum arrebitado e uma barriguinha de causar inveja. Além de todos esses benefícios, ainda dá para fazer novos amigos e se divertir em grupo.
Por que aula de samba emagrece?
Por ser um exercício cardiovascular, ou seja, que exige mais reação do coração e do pulmão, a dança naturalmente já faz a pessoa perder peso.
Em uma aula de samba, na qual é preciso ter gingado, o que significa ter o poder de mexer harmoniosamente pernas, pés, quadril, braços e abdômen, o corpo entra num ritmo de exigência muito grande. O que é ótimo para emagrecer.
É possível aumentar a queima calórica, claro, quando a pessoa já está num momento mais avançado da dança, fazendo momentos de passadas intensas e diminuindo um pouco o ritmo na sequência.
Esta atitude pode parecer apenas parte da dança, mas ela também incentiva o aumento do gasto de calorias.
A aula de samba não envolve grandes riscos, mas como toda a atividade física, podem acontecer lesões durante a dança. O ideal é começar aos poucos e ir aumentando o ritmo encontro a encontro.
Não queira aprender todos os movimentos num único dia. É possível aprender em casa também. Há várias aulas disponíveis na internet que ensinam os passos e maneiras de incentivar o gasto calórico.
Mas aulas em casa não tão divertidas como as de uma academia ou clube. Veja o que combina mais com você e dance na ponta do pé.
Aula de samba é lugar para fazer amigos
Quem gosta de conhecer gente nova, fazer amigos, rir e trocar experiências, precisa se matricular em uma aula de samba. Os encontros são sempre divertidos e animados.
Além do mais, a o samba também é uma ótima alternativa para quem quer aliviar o estresse do dia a dia e relaxar um pouco. Vale a pena.
Samba ajuda na saúde do coração
Quando se pratica uma atividade física, todo o organismo sai do sedentarismo e os processos do sistema circulatório e respiratório entram em um novo compasso. Durante uma aula de samba não é diferente.
Imagine uma bateria de escola de samba, todo mundo alinhado e no mesmo ritmo. É isso que acontece durante o encontro para se aprender a sacolejar, pelo menos, na parte de dentro do organismo, porque do lado de fora, os pés ainda podem estar aprendendo a sambar.
Quando se respira melhor e a corrente sanguínea está em harmonia, a queima calórica também acontece de forma mais rápida. Emagrecendo, questões como colesterol alto e hipertensão, quando não crônica, começam a voltar para os eixos. Porque não adianta ser magra se a saúde não está em dia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!