Amor e Sexo

Como lidar com o medo de se apaixonar

Por Redação Doutíssima 25/02/2015

Para as pessoas que estão solteiras há algum tempo, ou então que tiveram experiências desagradáveis quanto a relacionamentos mantidos no passado, talvez se apaixonar seja uma tarefa um tanto quanto difícil.

Às vezes, trata-se de um bloqueio e um obstáculo até mesmo inconsciente, que atinge os homens e as mulheres. Quando esse medo de se apaixonar toma proporções fora das comuns, então se está diante de um transtorno psicológico chamado de filofobia, que nada mais é do que o medo extremo de se apaixonar por alguém.

se apaixonar

A filofobia pode ser tratada para que o coração não feche as portas de vez. Foto: iStock, Getty Images

Como saber se sofro de filofobia?

Em primeiro lugar, se você tem um medo leve de se apaixonar, não precisa se preocupar quanto a estar sofrendo de filofobia porque, como já dito, esse receio dependendo das circunstâncias é mais do que natural. As coisas passam a mudar de figura, porém, quando alguns sintomas começam a aparecer.

Dentre esses sintomas, o mais importante é sentir um medo anormal de se apaixonar, chegando-se a níveis tais que outros sinais são desencadeados. Por exemplo, você pode ver uma pessoa que sofre de filofobia se apaixonar por alguém que está fora do seu alcance, como um artista de cinema, já que sabe que são amores inatingíveis e que lhe deixam em uma situação cômoda.

Além dessa tática, outro comportamento bastante comum de quem sofre de filofobia é procurar envolver-se com pessoas que não possuem química alguma consigo, ou seja, criar relacionamentos fadados ao fracasso apenas para “confirmar” que o medo de se apaixonar não é à toa.

O que fazer com o medo de se apaixonar?

Se você é uma pessoa que tem um medo fora dos padrões, algo que o prejudica, quando o assunto é se relacionar ou se apaixonar por alguém, o ideal é buscar auxílio profissional para que se tenha um tratamento adequado. É que, nesse caso, você provavelmente será diagnosticado com filofobia.

Quando esse medo de se apaixonar, entretanto, está dentro de padrões que não fogem do comum, é possível lidar com ele e contorná-lo, através de algumas atitudes e ações. Quer saber como fazer isso? Confira abaixo:

1.Não fuja

A primeira coisa que você deve ter em mente é que fugir de um sentimento e tentar não se apaixonar apenas irá reforçar e reafirmar o seu medo, e não fazê-lo desaparecer. Portanto, a melhor opção é que, quando você tiver a possibilidade, busque envolver-se amorosamente e viver um novo amor.

2.Não crie expectativas

Criar expectativas é um erro e pode custar um relacionamento gerando medos de se apaixonar novamente. Viva o dia a dia de um novo relacionamento, ou seja, curta o presente e não pense no futuro, pelo menos por enquanto. Se você tem medo de se apaixonar e projeta o futuro com a pessoa amada, certamente viverá em constante tensão.

3.Cada história é única

Entender, definitivamente, que cada história é uma história, e que não há necessariamente uma repetição entre elas. Em outras palavras, para se apaixonar sem medos é importante você aceitar que os motivos que levaram um relacionamento anterior a fracassar não irão se repetir nessa nova relação que você está começando.

 

4. Diálogo, sempre

Conversar bastante com seu parceiro sobre o seu medo de se apaixonar é fundamental. Acredite, se ele souber dos seus receios, poderá ajudá-la a trabalhar e a lidar melhor com eles.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!