Amor e Sexo

Sonhar com ex-namorado é traição? Descubra

Por Redação Doutíssima 02/03/2015

Quem nunca sonhou com um ex-namorado? Algumas pessoas se sentem culpadas por sonhar com o ex, principalmente se já estão em outro relacionamento. Mas não se preocupe se isso acontecer com você, pois o fato não se caracteriza necessariamente como uma traição.

 

sonhar com ex-namorado

Sonhar com um amor antigo pode ter relação com o inconsciente de cada pessoa. Foto: iStock, Getty Images

 

Esse tipo de sonho fala muito mais sobre a personalidade de quem sonhou do que sobre o ex que está presente nele. Com o término de uma relação, passamos a refletir mais sobre nossas atitudes, erros e acertos e o antigo companheiro é o responsável por isso.

 

Qual o significado de sonhar com ex-namorado?

 

As lembranças e ressentimentos adquiridos em um relacionamento ficam em nosso inconsciente por muito tempo, mesmo sem percebermos. Um amor antigo ficará na cabeça, assim como as recordações boas e ruins e o fato de sonhar com ex-namorado é a prova disso.

Sonhar com ex-namorado não é um pressentimento nem um sinal profético, da mesma forma que não é uma traição. Entre os motivos, pode estar a vontade de reatar o namoro, a saudade ou qualquer sentimento que você ainda sinta pela pessoa.

Até que você entenda o fato de que o relacionamento tenha chegado ao fim, você provavelmente ainda sonhará com ele.

Certas situações que passamos durante o dia também podem ser influenciadores do sonho. Ir dormir pensando em momentos ou na pessoa também poderá fazer você sonhar com ex-namorado.

Quando a pessoa foi traída, os sonhos costumam ser com episódios de sofrimento. Se são frequentes, é possível que a pessoa traída ainda não tenha superado a situação, e esteja remoendo inconscientemente o sentimento de raiva, culpa ou ressentimento.

 

Por que sonhamos com ex-namorado?

 

Na verdade, todos os mamíferos sonham, mas os seres humanos são os únicos que podem contar essa experiência. O sonho é uma atividade mental que ocorre durante a fase mais pesada do sono, conhecida como REM.

O corpo atinge o estágio REM do sono apenas duas horas após a pessoa dormir. Nesta etapa, a musculatura se desliga totalmente e os movimentos oculares ficam mais rápidos.

Nossa musculatura é desligada enquanto dormimos para que o nosso corpo não repita as ações com as quais estamos sonhando, já que o cérebro humano está em plena atividade. Não é à toa que algumas pessoas falem, mexam-se e exprimam outras reações durante o sono.

Por isso, ao sonhar com ex-namorado é perigoso. Falar o nome do antigo amor enquanto dorme com o atual poderá lhe trazer problemas, principalmente brigas por conta do ciúme. Nestes casos, explique que a culpa é do seu inconsciente e não uma traição.

 

A não ser que a pessoa tenha alguma doença crônica, ou esteja sobre o efeito de remédios para dormir, todas sonham de quatro a seis vezes todas as noites. Muitas vezes não lembramos o que sonhamos, mas quando somos acordados durante o sono REM, é 95% certo que o sonho será lembrado.

Por vezes, os sonhos são tão reais que a pessoa não sabe se aconteceu ou foi uma alucinação. Isso ocorre porque o cérebro não diferencia o sonho da realidade.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!