Uma das principais questões que permeiam o universo feminino é a tentativa de entender o que os homens pensam dele. Essa indagação já foi tema de peças teatrais, de livros e de estudos. Ainda assim, parece não haver uma resposta exata.
O fato é que a diferença de gêneros, cada um com suas especificidades, é responsável pela divergência do olhar masculino em relação ao universo feminino.
Para entender como os homens interpretam as mulheres, é preciso considerar que ambos são seres diferentes em essência. Aliás, a neurociência está cada vez mais focada em provar: indivíduos do sexo masculino e feminino jamais vão pensar da mesma maneira.
O que ocorre é que os homens são extremamente lógicos. As fêmeas (de todas as espécies) possuem níveis ínfimos de testosterona, enquanto os machos estão cheios dele. São questões científicas e biológicas, mas que refletem, também, no âmbito comportamental.
Como o homem vê o universo feminino
O Instituto Data Popular e o Instituto Avon envolveram cerca de 2 mil jovens, homens e mulheres entre 16 e 24 anos, para um levantamento, em 2011, sobre o que os homens pensam das mulheres (também trazendo dados sobre violência doméstica). Na pesquisa, 96% dos entrevistados reconheceram que ainda vivemos em uma sociedade sexista (em detrimento ao sexo feminino).
Quando se trata do pensamento dos homens em relação às mulheres, algumas questões polêmicas foram levantadas. Os entrevistados tiveram que responder às seguintes perguntas. Confira quatro delas:
1. Mulheres devem ir para a cama no primeiro encontro? – 68% responderam que acham errado a mulher transar na primeira vez.
2. Existe diferença entre mulher para “ficar” e mulher para namorar? – 43% deles percebem diferença.
3. Roupa influencia a índole da mulher? – 30% dizem que a mulher que usa decote e saia curta está se “oferecendo”.
4. É errado a mulher sair sem o parceiro? – 48% acham errado a mulher sair sozinha com os amigos, sem a companhia do marido, namorado ou “ficante”.
Eles e o universo feminino
Em informações publicadas pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), em 2009, especialistas analisam as principais divergências entre o pensamento masculino e o feminino. A primeira questão estabelecida é: homens têm visão seletiva.
Por isso, frequentemente, ele não repara no vestido novo ou no corte de cabelo. Isso não significa que eles não valorizam a beleza feminina, apenas que enxergam as curvas bem antes dos detalhes.
A questão da memória específica também entra em jogo. O cérebro só é capaz de armazenar um número “x” de informações. Como, culturalmente, a mulher é quem acaba guardando datas de relevância amorosa ou familiar, o homem vai deixando isso de lado.
Um aspecto do universo feminino que eles não entendem é como as mulheres conseguem passar tantas horas no shopping. Ao mesmo tempo, mulheres não entendem como homens aguentam ficar tanto tempo em um bar com os amigos.
No material publicado pela USP, a psicóloga e psicanalista Cida Lessa explica: “Ficar a noite toda com os amigos no bar e esquecer o relógio é uma forma do homem exercer sua liberdade e individualidade, se desligando das pressões do cotidiano”. No universo masculino, estar com os amigos é uma forma de distração.
É possível perceber que muitas opiniões masculinas acerca do universo feminino ainda provêm de uma linha de pensamento arcaica. Mas sempre é válido lembrar que não devemos generalizar. O importante é estar com um parceiro que lhe valorize, independente das divergências de pensamento entre vocês.