Não foi ela quem criou, mas Coco Chanel foi a responsável por popularizar o uso dos ternos femininos. Vestimenta que traz notoriedade e poder ao guarda-roupa das mulheres, os ternos vão do casual ao black tie, se adaptando aos mais variados estilos.
Na década de 60, outro estilista francês de alta-costura trouxe elementos primordialmente masculinos para a moda feminina: Yves Saint Laurent. Ao vestir suas modelos com o chamado smoking feminino, a versão de gala do terno masculino, traços da modelagem desenvolvida para os homens foram transportados e adaptados ao universo das mulheres.
Com o passar dos anos, o terno feminino se fez cada vez mais presente na moda para mulheres. Muito usado por chefes de estado e mulheres que trabalham em ambientes formais, o conjunto de calça e blazer é uma ótima opção.
Como usar ternos femininos
Como adaptar um conjunto de peças essencialmente masculinas ao cotidiano das mulheres? Os ternos femininos podem parecer apenas apropriados para o ambiente de trabalho formal, mas seu uso é muito mais versátil.
Fuja do corte muito masculino ao escolher um terno para chamar de seu. A roupa precisa ser adequada ao seu corpo, que é muito diferente do corpo dos homens. As calças podem ser mais justas e o casaco acinturado.
Para descontrair a produção com ternos femininos, você pode optar por calça e casaco em cores ou texturas diferentes. O visual fica menos padronizado e mais gracioso. Se você quer um look superdespojado, use o casaco do conjunto com calça jeans.
Quem usa os ternos femininos
No filme Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Diane Keaton ganhou fama por interpretar a personagem Annie Hall. O estilo de se vestir de Annie é uma adaptação do vestuário masculino no dia a dia das mulheres, mostrando que o terno feminino pode compor looks diversos.
A febre do estilo Annie Hall levou muitas mulheres da década de 70 a usar roupas masculinas e a época marcou o nascimento do look “boyfriend”.
Atriz de Hollywood, Meryl Streep é adepta aos looks com ternos femininos para eventos formais, inclusive a premiação do Oscar. Na edição de 2015 do evento, Meryl combinou um terno preto de casaco e saia longa com camisa branca. O visual era chic e poderoso.
Por aqui, a atriz Laura Neiva usou uma versão ousada do terno feminino na festa de estreia da novela Babilônia. Em vez do tradicional conjunto, a composição de Laura tinha casaco desestruturado, short no lugar de calça e estampa em vez de tecido liso. Toda essa desconstrução do tradicional combinou com a ocasião e com a idade da jovem atriz.
Os ternos femininos não são um mistério: simples de combinar com o seu estilo e com a ocasião. O importante é encontrar um modelo que fique bem em você, que valorize suas formas e no qual você se sinta confortável.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!