Para quem optou por excluir as carnes do cardápio, a feijoada vegetariana pode ser uma excelente alternativa. E isso não é só por causa dos ingredientes e sabores, mas também pelos nutrientes que o prato oferece ao organismo da pessoa, ajudando na manutenção da saúde e do bem-estar.
Feijoada vegetariana e estilo de vida saudável
O nosso feijão é um alimento rico em proteínas vegetais. Possui uma boa quantidade de fibras (cada 100 gramas de feijão têm, em média, 19 gramas de fibras). É rico em ferro e sais minerais (potássio, fósforo e cálcio).
Na outra ponta, o estilo de vida vegetariano propõe a dieta mais saudável, barata e com alguma perda de peso. Juntando essas duas partes, é que se pode desenvolver uma receita da feijoada vegetariana, diferente da tradicional, mas com um brilho e sabor próprios sem perder a “cara do Brasil”.
Há quem diga que uma boa feijoada pode ser uma excelente forma para enriquecer uma dieta que precisa de ingestão de vitaminas e nutrientes sem ficar servindo salada o tempo todo.
Feijoada vegetariana: benefícios do feijão
São incontáveis os benefícios nutricionais do nosso brasileiríssimo feijão. Além do sabor e da variedade de combinações que permite, o feijão ainda é muito bem visto por especialistas em saúde, e indicado como um grande aliado no combate de doenças.
No relatório do Sistema Vigitel do Ministério da Saúde, esse alimento está na lista dos que protegem contra câncer e outras doenças crônicas. Por outro lado, o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2005) recomenda uma porção diária de feijão em benefícios para a dieta e para o corpo todo.
Se bateu a curiosidade para experimentar a feijoada vegetariana, essa preciosidade da gastronomia saudável, pegue papel e caneta, anote os ingredientes e vamos à receita.
1. Feijoada vegetariana com legumes
Ingredientes:
1 cebola e alho picados e refogados
1kg de feijão (use porções iguais de feijão preto e vermelho)
Cominho, sal e louro a gosto
1 cenoura
1 abobrinha
1 batata
1 beterraba
1 chuchu
1 berinjela
1 molho de couve
Modo de preparo:
Primeiro cozinhe o feijão (como preferir, em panela de barro, de pressão ou normal). O ideal é deixá-lo de molho durante uma noite.
Corte em cubos médios a cenoura, a abobrinha, a batata, a beterraba, o chuchu e a berinjela, coloque com o feijão quase cozido. Os temperos podem ser refogados com a cebola e o alho, que serão os últimos a serem colocados no feijão. Para acompanhar, o ideal é um bom arroz branco e a couve refogada.
2. Feijoada vegetariana com soja
Ingredientes:
1 kg de feijão preto
200g de carne de soja em pedaços
1 latinha de carne de glúten
1 pacotinho de salsicha de soja
Temperos (alho, cebola, louro, sal)
1 colher de salsinha
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho por um tempo e depois cozinhe a seu modo (pressão, panela de barro ou alumínio) com as folhas de louro. Ferva a água com a carne de soja em pedaços e temperos, e depois escorra. Refogue o alho e a cebola e reserve.
Quando o feijão estiver quase pronto, coloque a carne de soja já fervida e os temperos já fritos. Em seguida pique a salsicha e a carne de glúten e acrescente ao feijão. Deixe cozinhar mais um pouco e está pronta a sua feijoada.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!