Por meio da união de elementos clássicos e atuais, o estilo vintage é muito charmoso. A própria palavra “vintage” faz referência à moda que preza por roupas e acessórios do passado, valorizando essas peças como tendência. Ainda assim, o estilo não deixa de ser contemporâneo, pois está sempre reinventando.
O grande atrativo do vintage é que todas as peças parecem ter alguma história por trás delas, proporcionando um look interessante. Quando se pensa nesse estilo, é possível lembrar dos brechós: uma boa alternativa para encontrar roupas antigas, mas que podem ser bem aproveitadas, ajudando a compor um visual estiloso.
Saiba como mergulhar no estilo vintage
Para entrar de vez na tendência vintage, é possível seguir algumas dicas. Inicialmente, vale lembrar que esse estilo não se refere somente às roupas, mas também aos acessórios e até mesmo à decoração das unhas.
Também é importante destacar que adotar um visual vintage não significa somente usar roupas velhas, mas sim se afastar do conceito de moda atual. Por isso, se é esse estilo que você quer, siga as dicas abaixo:
1. Procure vestidos em brechós
Há muitas roupas de segunda mão em brechós que estão inteirinhas. Vale procurar vestidos com estampas diferentes, bem como saias longas e coloridas. O fato dessas vestimentas carregarem traços de outra época é o que as torna únicas. É muito improvável que você vá encontrar alguém com uma roupa igual.
2. Invista em acessórios
Para compor um estilo vintage descolado, invista em acessórios. Tudo é possível para incrementar o visual: anéis, colares, brincos e óculos de sol antigos dão uma pegada clássica à aparência. Opte justamente pelos formatos que não fazem parte da moda atual, como brincos de pena ou colares com pérolas.
3. Misture e sobreponha peças
O bacana do vintage é que ele engloba uma moda que não dita padrões. Não importa se você quer ter um estilo da década de 60, 70 ou 80, a tendência lhe permite misturar roupas e sobrepor diferentes peças na composição do look. Uma dica para não extrapolar demais, é escolher pelo menos um elemento em cores neutras no visual.
4. Customize as peças
Uma alternativa para incrementar a aparência e assegurar que o estilo não ficará antiquado demais, é investir na customização. Colocar bottons ou spikes na jaqueta, por exemplo, contribui para criar um visual só seu, que ninguém mais terá exatamente igual. Esse preceito traduz muito bem a proposta vintage.
Celebridades não abrem mão do estilo vintage
Se você estiver necessitando de inspirações sobre como adotar de vez o modo vintage de se vestir, uma boa opção é ficar de olho nas celebridades. Musas como Taylor Swift, Zooey Deschanel e Katy Perry adoram se jogar nas estampas de bolinhas e vestidos rodados para compor um look vintage.
A consultora de moda Constanza Pascolato também é uma boa referência para quem quer ter um estilo vintage, mas sem ficar com cara de vovó. Os looks dela costumam ser atemporais e elegantes.
Constanza mescla roupas vintage com acessórios modernos, como maxibrincos e maxicolares, para dar uma quebrada no visual. Assim, o equilíbrio entre clássico e atual fica perfeito.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!