Sexualidade

Testosterona em gel precisa de cuidado para ser utilizada

Por Redação Doutíssima 04/07/2015

Pesquisas mostram que a testosterona em gel tem um impacto benéfico no desejo em certas mulheres com disfunção sexual. Porém, a segurança a longo prazo dessa terapia para o sexo feminino ainda é desconhecida. Muitos médicos hesitam em recomendá-la, prescrevendo-a somente para mulheres que têm níveis de estrogênio suficientes.

 

A testosterona é o hormônio responsável pelo crescimento normal, desenvolvimento e manutenção das características sexuais masculinas. Ela também afeta a massa magra do corpo, o humor e a função sexual, tanto em homens quanto mulheres.

testosterona em gel

Os médicos ainda hesitam em indicar o uso de hormônio em gel para mulheres. Foto: iStock, Getty Images

Não se trata apenas de um hormônio “masculino”, tanto que ela também é produzida pelos ovários no sexo feminino e em pequenas quantidades pelas glândulas suprarrenais em ambos os sexos.

 

Por que usar a testosterona em gel?

Quando as mulheres envelhecem, muitas delas perdem o interesse em fazer amor. Porém, um estudo australiano publicado na revista Menopause mostra que o Androgel, um gel contendo testosterona, é capaz de melhorar o bem-estar, humor e função sexual em mulheres na pré-menopausa que sofrem com baixa libido e testosterona.

 

Da mesma forma que os homens, as mulheres ao envelhecer apresentam redução significativa dos níveis de testosterona no sangue, e essa diminuição pode causar depressão e perda de força muscular e desejo sexual. Mulheres saudáveis ​aos 40 anos têm cerca de metade do nível de testosterona que tinham aos 20 anos.

 

No entanto, o uso da testosterona em gel ainda não é muito bem aceito pelos médicos. Em geral, estudos mostram que esses suplementos do hormônio, inclusive na fórmula em gel, não parecem dar às mulheres o aumento esperado na libido.

 

Além disso, o desejo sexual no sexo feminino é afetado por diversos fatores, como estilo de vida, problemas de relacionamento e estresse – sendo difícil mensurar qual o principal responsável.

Não bastasse isso, a testosterona em gel pode ter efeitos colaterais: acne e crescimento de pelos no lábio superior e no peito são os mais comuns, assim como mudanças na voz, ganho de peso e calvície.

 

A maior preocupação, porém, é a segurança do uso a longo prazo da testosterona em gel em mulheres.

 

Segurança do uso da testosterona em gel

Os efeitos a longo prazo sobre mulheres que usam hormônios masculinos ainda não foram estudados adequadamente. Uma das principais preocupações é que a testosterona é convertida em estrogênio no corpo, e um aumento à exposição desse último hormônico é capaz de aumentar os riscos de câncer de mama.

 

Alguns estudos confirmam esse receio. Foi realizada uma pesquisa com 814 que apresentavam baixo desejo sexual. Metade delas usou um adesivo de testosterona, e a outra metade um placebo, isso ao longo de 24 semanas.

A conclusão foi que o hormônio, na dose certa, ajuda a melhorar o desejo sexual. O problema é que quatro das mulheres que tomaram testosterona desenvolveram câncer de mama – e os pesquisadores não souberam concluir se foi o hormônio o causador.

Há indícios ainda que a terapia com testosterona dobra o risco de ataque cardíaco em homens com mais de 65 anos, e quase triplica a estatística em homens mais novos que tenham histórico de doenças do coração. Por isso, é importantíssimo discutir os prós e os contras do uso da testosterona em gel com seu médico antes de usá-la.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!